A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) voltou a despejar esgoto sanitário sem tratamento direto no igarapé Mirandinha, que desemboca no rio Branco, mais precisamente, acima da captação de água do próprio órgão. A denúncia foi feita por leitores da Folha que constataram a presença de dejetos boiando nas águas do rio Branco durante a manhã desta última sexta-feira, dia 19.
Em nota, a assessoria de imprensa da Caer confirmou que o extravasamento ocorreu, devido a uma queda de energia na rede elétrica da Estação Elevatória de Esgoto sanitário do igarapé Mirandinha, no bairro Canarinho, zona Leste da Capital.
“Com a queda de energia houve uma paralisação na Elevatória na manhã de sexta-feira, que provocou um extravasamento por uma hora e meia, no igarapé Mirandinha”, informou a nota.
Ainda segundo a nota da Assessoria de Comunicação da companhia, o problema foi sanado e o bombeamento normalizado na Estação Elevatória sem danos ao meio ambiente.
A última vez que a Elevatória do bairro Canarinho havia apresentado problemas foi em maio deste ano, quando passou 10 dias lançando esgoto direto no Mirandinha, enquanto eram feitos trabalhos de melhoramento do local. Na época foi investido mais de R$ 1 milhão na troca do conjunto de motobomba com capacidade de lançar 600 metros cúbicos de esgoto por hora, tubulação que liga à superfície, quadro de comando e toda a parte elétrica.
Neste período o despejo de esgoto no igarapé foi realizado em intervalos de tempos programados e controlados pelos órgãos fiscalizadores, segundo informações repassadas pela Caer. (R.R)
Cotidiano
Esgoto volta a ser despejado
Este ano já foram investidos mais de R$ 1 milhão na Estação Elevatória do Mirandinha com a troca de toda a rede elétrica