Os imigrantes haitianos que vivem em Roraima vão poder comemorar a sua primeira independência no estado no dia 1° de janeiro de 2021 na praça do Mirandinha às 17h30. A data é comemorada pelo povo haitiano há 217 anos.
Segundo a representante eleita pelo conselho Brasil/Haiti, Daphany Julio, o Haiti foi a primeira nação independente do Caribe. “ A primeira república negra do mundo e o primeiro país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão, então eles são exemplo de força”. comentou.
O Haitiano Franclknle Clairisier chegou em Boa Vista em 2015, depois de um terremoto no seu país, veio sozinho e sem família. Hoje é Microempreendedor Individual.
“Cheguei trabalhando como vendedor de meia, sapato, camisa e boné na rua. E depois disso consegui um emprego em uma loja de materiais de construção como gerente de caixa por dois anos na empresa” disse.
“Com uma rescisão montei uma pequena xerox no bairro Pricumã. Lá eu trabalho com segunda via de CPF, identidade, ajudo a tirar carteira de trabalho digital e no fundo da minha xerox tem uma pequena agência de turismo para ajudar os haitianos de fora que não sabem falar português para fazer o trâmite das passagens para outros lugares do Brasil”, afirmou.
Programação – Vai haver duas apresentações de dança no evento, comidas típicas do país, momento de jurar as duas bandeiras e cantar o hino. A banda Gui Braz vai se apresentar no evento.
HISTÓRIA – Com a prisão e morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi ocupada por Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses e derrotou-os de maneira definitiva em novembro de 1803. Pouco tempo depois, em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência de São Domingos.