O ano de 2021 terá cinco feriados prolongados nacionais que cairão em dias úteis, entre segundas à sextas-feiras, podendo então ser emendados com os fins de semana. O primeiro será nesta sexta-feira, 1, dia da Confraternização Universal e celebração do ano novo.
A conta não considera os feriados estaduais, municipais e festejos, como carnaval e Corpus Christi, que são pontos facultativos em diversas cidades, e não feriados.
Além do dia 1º de janeiro, também são considerados feriados nacionais, estabelecidos na Lei Federal 10.607/2002, os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).
Outros dois feriados nacionais vão cair em fins de semana em 2021, que são no dia 1º de maio (Dia do Trabalhador) e 25 de dezembro (Natal).
Em fevereiro haverá o carnaval, que não é feriado em todo o Brasil. Algumas cidades o adotam como feriado, outras o consideram ponto facultativo. Vale lembrar que, por conta da pandemia, a tradicional celebração carnavalesca pode ser adiada em muitas cidades do país.