Cotidiano

Vacinas começam a ser entregues em Boa Vista e demais municípios

Distribuição será feita via terrestre e, em alguns casos de difícil acesso, por via área

As primeiras doses da vacina contra a COVID-19 começaram a ser distribuídas para Boa Vista e demais municípios. As vacinas que estavam armazenadas no Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI) atenderão o público alvo definido como prioritário pelo MS (Ministério da Saúde).

A distribuição das vacinas ocorreu em Boa Vista no fim da tarde de terça-feira, com a entrega de 10.694 doses para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Centro Norte (Cerest) e vai atender os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.

 Para a população indígena do Dsei Leste foram distribuídas cinco mil doses e mais mil e quatrocentas para o Dsei Yanomami, de acordo com a capacidade de armazenamento.

A entrega para os municípios foi iniciada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 20. A disponibilização será feita principalmente por via terrestre, incluindo as comunidades indígenas distantes do centro urbano. Ao contrário dos demais municípios, apenas Uiramutã, região de difícil acesso, receberá via aérea. 

Após a distribuição, a responsabilidade pela vacinação da população será de cada município, sendo que a segunda dose será aplicada 14 dias após a primeira.

De acordo com a gerente do núcleo de estadual do PNI, Alice Dantas, a distribuição atende às recomendações do MS e ocorre até o dia 20 em todos os 15 municípios do Estado.

 “O total de doses está de acordo com a avaliação estatística populacional definida pelo MS. Hoje o município de Boa Vista, o Dsei Leste e o Dsei Yanomami receberam o quantitativo referente às primeiras doses da população definida como público prioritário. Ao todo serão distribuídas 87.720 doses da vacina, metade nessa primeira etapa até o final do dia de amanhã e o restante em momento oportuno”, ressaltou.