Já estão abertas as inscrições para o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do projeto Um Novo Olhar. A coordenação de conteúdo é da professora Daina Leyton, que divide as aulas, assíncronas, com a professora Diele Pedrozo Santo. O curso será ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, entre 8 de fevereiro a 4 de abril de 2021. Haverá emissão de certificado, com carga horária de 48 horas, para os cursistas que obtiverem aprovação por meio de uma avaliação sobre o conteúdo apresentado. O Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto. Estão sendo oferecidas 120 vagas para cada uma das cinco regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul –, que serão preenchidas por ordem de inscrição. No total serão 600 vagas para o curso. Todo o material do curso contará com tradução em libras, audiodescrição e legendagem para surdos e ensurdecidos
Como é possível promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas no estudo, fruição e produção artística? Partindo da pesquisa e da obra de artistas com deficiência, o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade propõe uma reflexão sobre nossas condutas, dentro e fora da sala de aula. E uma discussão sobre quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que é normalmente entendido como limitação e como potencialidade. Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas, investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.
O curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade tem como coordenadora de conteúdo a professora Daina Leyton e contará, ainda, com conteúdo da professora Diele Pedrozo Santo. Durante as aulas, serão abordados os temas Acessibilidade Transversal, Artes e culturas surdas, O ensino da arte para além do olhar, Artes integradas corporalidades e deficiência, Acessibilidade estética e Interdependência de experiências poéticas.
Quem são as professoras
Daina Leyton é educadora, professora e psicóloga. Consultora de acessibilidade cultural e de programas educativos. Foi curadora do programa Poéticas do Acesso do Sesc Belenzinho e possui vasta experiência em arte-educação, gestão cultural e promoção de saúde, idealizando e desenvolvendo projetos culturais que buscam a sensibilização e a tomada de consciência para uma vida em uma sociedade pluralista. Em 2010, Daina idealizou e instituiu a Acessibilidade no Museu de Arte Moderna de São Paulo (onde coordenou o setor educativo de 2011 a 2020) que cuida para que o museu seja um espaço sem barreiras, físicas, sensoriais, intelectuais ou simbólicas. Esse trabalho de acessibilidade é atualmente considerado referência internacional, multiplicando e inspirando iniciativas em outros espaços culturais e sendo objeto de onze premiações.
Diele Pedrozo Santo é professora de Artes Visuais para alunos com deficiência visual há 13 anos. É mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na linha de pesquisa Ensino da Arte, especialista em Educação Especial (IBPEX) e graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, ela é professora do Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro, trabalhando com cursos de formação de professores na área de Arte, inclusão e acessibilidade cultural e, também, em um curso livre de Arte para alunos com deficiência visual. É idealizadora do Ver com as Mãos, um projeto que busca multiplicar o poder transformador da Arte, empoderando e dando voz à jovens cegos ou com baixa visão.
Sobre o projeto Um Novo Olhar:
Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.