Política

Senador pede apoio de governos para evitar colapso na saúde

Preocupado com o avanço da covid em Roraima, Telmário Mota enviou ofícios ao governo de Roraima, ao Ministério da Saúde e ao governo da Venezuela

O senador Telmário Mota (Pros-RR) enviou ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao governador de Roraima, Antonio Denarium, pedindo providências urgentes para evitar o colapso da saúde do estado, diante do aumento significativo de casos de covid-19.

O senador também pediu, por meio de ofício ao ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, a colaboração da Venezuela, com o fornecimento de oxigênio, assim como feito a Manaus.

Telmário Mota explica nos ofícios, que sua preocupação se deve ao caos vivenciado nos últimos dias pelo estado do Amazonas, vizinho a Roraima, com a falta de oxigênio e morte de várias pessoas. Além disso, o Hospital Geral de Roraima, único para casos graves da doença em todo o estado, já tem 100% dos leitos de UTI ocupados, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau).

“Não podemos esperar que aconteça em Roraima o mesmo transtorno no Amazonas, pacientes morrendo por falta de oxigênio. Isso é uma ingerência tremenda e falta de compromisso com a vida. Não bastasse esse fato, ainda soubemos que Rondônia também precisou enviar pacientes a outros estados por falta de leitos. O que falta para agirmos em Roraima? Os sinais são claros’, comentou o senador de Roraima.

Telmário voltou a mostrar sua preocupação com o aumento de casos em Roraima, por meio de seu twitter, no domingo. O senador cobrou a reabertura do hospital de Campanha e a ação da prefeitura de Boa Vista, com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde para atendimento aos casos suspeitos e confirmados do Coronavirus. Assim como o aumento da equipe médica, fornecimento de medicamentos e exames diagnósticos. Hoje, apenas oito dos 34 postos de saúde da capital atendem casos de covid.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.