Cotidiano

Roraima teve 65,3% de abstenção no Enem Digital

Índice ficou abaixo da média nacional de faltosos, segundo o Inep

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no formato Digital teve 65,3% de abstenção dos 49 inscritos em Roraima. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, 63.376 não fizeram o exame no Brasil, o que significa um percentual de 68,1%.

Dos 26 estados que realizaram o exame, três estados tiveram o índice de abstenção altíssimo, sendo São Paulo em primeiro lugar com 73,9%, Rondônia em segundo com 73,1%, e Mato Grosso do Sul em terceiro com 71,3%. E os estados com menor índice foram Tocantins, Amapá e Pará.

Outro problema registrado na aplicação do Enem Digital, além do alto índice de faltosos, foi o atraso no envio das provas para os computadores. A informação é que com a dificuldade, alguns dos participantes desistiram de participar do exame. Entretanto terão direito a reaplicação da prova se desejarem.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, informou que um dos motivos para o alto índice de abstenção é a pandemia do coronavírus. “A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Muitos locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de saias casas para fazer as provas”, afirmou. O presidente do Inep  diz ainda que até 2026 o exame será 100% no formato digital.

Com informações da estagiária Cecília Veloso

Leia mais: 

Roraima fica em 1º lugar no ranking nacional de faltosos do Enem -…