Cotidiano

Comunidade poderá avaliar ensino da UFRR

Questionário ficará disponível até dia 12 de fevereiro

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) dará início, no dia 8 de fevereiro, à sua autoavaliação institucional. O processo é realizado por meio do Questionário de Avaliação, disponibilizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e ficará disponível até 12 de fevereiro. 

Com o instrumento de avaliação on-line, as comunidades externa e acadêmica (alunos, docentes e técnicos-administrativos), poderão registrar suas percepções, identificar potencialidades e fragilidades da UFRR.  

Para participar, os membros da comunidade acadêmica devem acessar o sistema SIG. Os acadêmicos acessam pelo Sigaa e os servidores pelo Sipac. A sociedade em geral pode responder ao questionário pelo site da CPA.  

A avaliação institucional tem como objetivo identificar a percepção de sua comunidade interna e externa quanto aos diferentes aspectos do ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa da UFRR. Além disso, possibilita a melhor compreensão da avaliação pública quanto ao seu papel em prol do desenvolvimento cultural, socioeconômico e técnico-científico, a níveis local, regional e nacional. 

Conforme a presidente da CPA, professora Cléria Moraes, os resultados da autoavaliação de 2019 já trouxeram melhorias implementadas pela UFRR no ano seguinte, 2020. Entre elas, estão: reformulação da página na internet da instituição, paisagismo e a criação de novos canais de comunicação da administração com a comunidade. 

“Quando todos participam, a identificação das oportunidades de melhorias e potencialidades da Universidade se torna mais realista e, consequentemente, os resultados da avaliação são de fato uma ferramenta versátil para a gestão”, destaca. 

A pesquisa é voluntária e o Questionário de Avaliação pode ser respondido em alguns minutos. Os resultados são anônimos e poderão ser consultados na página da Comissão Própria de Avaliação. Em caso de dúvidas, contate a Secretaria Executiva de Avaliação Institucional: [email protected] e/ou [email protected]