Os servidores efetivos do município de Amajari denunciaram que estão com os salários, referentes ao mês de janeiro, atrasados há mais de 10 dias e sem previsão de pagamento.
A denúncia foi feita à FolhaBV nesta quinta-feira, 11. Segundo os servidores da Prefeitura do município, o pagamento costumava ser antecipado, porém, desta vez atrasou. A informação é que o salário deveria ter sido depositado no dia 01 de fevereiro.
“Nós recebemos nosso pagamento há mais de três anos sempre no dia 25 ou 26 de cada mês, era antecipado. Porém, o pagamento deveria ter sido efetuado no dia 01 de fevereiro, mas levando em conta um prazo máximo de 05 dias úteis de carência, deveria ter sido feito na sexta-feira passada e até agora nada”, relatou uma das denunciantes.
Eles relatam também que, em decorrência da suspensão de todos os atendimentos das secretarias como medida protetiva do covid, a resposta sobre os atrasos se tornou inviável. “Estamos sem justificativa alguma do motivo dos nossos salários estarem atrasados”, disse outro servidor.
OUTRO LADO – Diante de alguns questionamentos sobre o pagamento da folha de servidores do município de Amajari, a Prefeitura informou que entende que o atraso no pagamento acarreta transtorno na vida de todos os servidores que prestam serviço ao município, porém, pediu atenção da população diante de alguns fatos, entre eles, que a nova gestão assumiu em 02 de janeiro de 2021.
“Por mais que tenhamos montado uma equipe de transição, não nos foi repassado as informações e documentos necessários para que tivéssemos feito a auditoria necessária. Infelizmente recebemos a prefeitura sem LDO e LOAS, que deveriam ter sido lidas e aprovadas pelos vereadores até o final de 2020. Até hoje, o município ainda não tem seu orçamento definido para podermos planejar e executar com segurança nosso ano de 2021”, informou a prefeitura pedindo agilidade dos vereadores na Câmara.
A nova gestão diz ainda que “foram identificados na folha de pagamento diversas irregularidades já comunicadas aos órgãos fiscalizadores, como servidores que não comparecem ao trabalho, servidores recebendo fora da tabela salarial para qual foram nomeados e principalmente falta de documentos que comprovem o vínculo de trabalho”.
Além de todos os problemas acima citados, a Prefeitura alega que o sistema que a folha de pagamento foi gerado está apresentando incompatibilidade com o sistema do Banco do Brasil. Reforçou também o chamado do Recursos Humanos da Prefeitura do Amajari para que os servidores faltosos se apresentem, para regularizar sua situação funcional.
“Reforço meu compromisso de trabalhar com transparência e respeito a todos os munícipes, porém, não posso atropelar as leis. O pagamento será feito o mais breve possível e vamos trabalhar para que os próximos meses sejam seguidos de tranquilidade dentro do calendário 2021 a ser distribuído a todos os servidores do município. Mais uma vez, peço a compreensão de todos, lembrando que estamos trabalhando com uma equipe reduzida por força do covid 19, porém com muito empenho, buscando acelerar a resolução do problema”, disse a prefeita.
Com informações de Camilla Salustiano
Leia mais:
Servidores de hospital estariam sem receber alimentação – Folha de…