Política

Prisão de deputado é mantida pelo STF

Ministros votaram favoráveis à decisão de Alexandre de Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). A votação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 17.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, votou no Plenário da Corte pela manutenção do encarceramento do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em “flagrante delito” na noite de ontem (16).

Os ministros do STF iriam decidir se mantinham o pedido de prisão do parlamentar, feito pelo próprio relator, ou se o liberariam da decisão. Porém, os ministros acataram o voto de Moraes.

Na sequência, os demais ministros referenderam o voto de Moraes. Pela ordem, foram: Kassio Nunes, Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Luiz Fux, presidente da Corte.

No seu voto, Moraes disse que foi comunicado pelo próprio Luiz Fux, presidente da Corte, do vídeo que incriminou o parlamentar, pedindo por “análise de eventuais providências” contra o deputado.

Com a palavra, ele destacou que o material “além de atacar frontalmente os ministros do STF com diversas ameaças e ofensas que propagavam a noção de medidas antidemocráticas”, pedia também pela volta do AI-5 (Ato Instrucional Nº5), que intensificou a repressão da ditadura do Brasil. 

Fonte: UOL