Economia

Empresas se sentem mais preparadas para encarar os desafios

Novas estratégias de marketing, reinvenção dos produtos ou serviços e de seus canais de vendas também fazem parte dos planos de pequenas e médias empresas para o futuro pós-pandemia

Com a pandemia de covid-19 no país, empresas brasileiras precisaram adaptar suas rotinas para o novo cenário, tanto com relação aos colaboradores, aderindo à modalidade de trabalho remoto, quanto com questões de negócios e estratégias para manter seus clientes, por exemplo. Logo, a crise sanitária acelerou a transformação digital, fazendo com que pequenas, médias e micro empresas (PMEs) valorizassem ainda mais os recursos tecnológicos para manter o bom funcionamento dos negócios. 

Pode-se dizer que estas empresas se sentem preparadas para encarar os desafios do mercado no período pós-pandemia, segundo o estudo “Como as PMEs brasileiras enfrentaram a pandemia da Covid-19”, encomendado pela Microsoft. A adoção de novas tecnologias é o que 78% das PMEs enxergam como a mudança mais fácil para a retomada, enquanto 73% se dizem prontas para enfrentar os desafios de marketing digital e 71% já estão preparadas para lidar com o trabalho remoto. 

Tudo girando em torno de novas ações em tecnologia

A nova realidade do mercado mostra que o digital se tornou essencial para que PMEs continuassem atuando de forma satisfatória, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. Com esse reconhecimento, 82% das empresas entrevistadas pretendem continuar com o processo de adoção de tecnologias mesmo depois que a crise passar, sendo que 40% delas vão priorizar as tecnologias baseadas em nuvem e 36% as tecnologias de marketing digital — ambas muito necessárias para que colaboradores se mantenham conectados apesar do home office, as informações estejam em segurança, e também para que o contato com novos clientes possa acontecer no online também. 

Marketing digital para se destacar no universo online

2020 foi marcado pela migração de muitos serviços para o online — que antes eram mais frequentes na modalidade presencial. Compras, contato com empresas e estudo foram algumas das ações que se tornaram frequentes no online. Para o bom funcionamento disso, empresas precisaram revisar seus objetivos e estratégias de negócios, especialmente para terem destaque e serem encontradas com facilidade pelos clientes e consumidores. Pensando nisso, contar com uma consultoria em SEO é essencial para que ações orgânicas de marketing tragam bons resultados. 

Ainda segundo o estudo, 60% dos entrevistados afirmaram que a reinvenção de suas estratégias de marketing foram prioridade durante o período, seguido da reinvenção de produtos ou serviços que oferecem (45%) e de seus canais de vendas (41%).