O trabalho de reconstrução da Educação do Estado continua mesmo em período de pandemia. Neste sábado, 20, foram entregues 536 kits de material escolar.
A Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, localizada na Comunidade Truaru da Cabeceira na Zona Rural de Boa Vista, recebeu 90 kits para atender todos os estudantes da unidade.
As outras escolas que receberam o material foram em Alto Alegre: A Escola Estadual Indígena Riachuelo, na Comunidade Sucuba, que foi contemplada com 231 kits, e a Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão, na Comunidade Raimundão, recebeu 215 kits.
“Na escola nunca chegou esse tipo de material. Com certeza será de grande importância para todos os nossos alunos”, informou Pedro Bento, gestor da Escola Riachuelo.
Os kits ficarão armazenados nas unidades e assim que for possível o retorno das aulas presenciais, cada estudante vai receber o material. Odete da Silva, mãe de quatro alunos da Escola Eurico Mandulão, disse que está feliz com os kits, pois poderá fazer até uma economia.
“Vou economizar meu dinheiro. Estou vendo que os kits que já chegaram e que não vou mais precisar comprar. Estou feliz, pois não será um benefício só para mim, mas para muitas famílias que precisam”, disse Odete.
Durante a entrega do material, o governador Antonio Denarium anunciou melhorias na estrutura física das escolas indígenas. Na Comunidade Sucuba, autorizou a reforma da quadra esportiva da Escola Riachuelo e na comunidade Raimundão, a construção do prédio da Escola Eurico Mandulão, aguardada há mais de 10 anos pela comunidade escolar.
“Além da melhoria da infraestrutura escolar, estamos na região fazendo a recuperação de estradas, construção de pontes, investindo na agricultura indígena e trabalhando para melhorar a vida das pessoas e das comunidades”, destacou Denarium.
O deputado Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, acompanhou a entrega dos kits. “O governador está fazendo várias ações para melhorar o Estado, respeitando sempre as minorias. Estamos à disposição para afinar essas ações e deixar Roraima no rumo do desenvolvimento”, destacou Sampaio.
Estado adquiriu mais de 17 mil kits
O Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), adquiriu 17.087 kits de material escolar. O investimento, com recursos do Tesouro Estadual, é na ordem de R$ 988.875,65. O material está armazenado no depósito do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) e aos poucos será distribuído para as escolas.
Os kits são destinados para atender especificamente estudantes das escolas indígenas e do sistema prisional: Escola Professora Crisotelma Francisca de Brito Gomes, que funciona na Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo), e Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (Salas Anexas Escola Nilo José).
“O Governo do Estado tem uma atenção especial com a pauta da educação, especialmente com a reconstrução da educação escolar indígena. Nós sabemos que material escolar e infraestrutura são primordiais nesse processo”, enfatizou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.
Além dos kits de material escolar, também foram distribuídos livros didáticos.
Composição dos kits
Cada kit contém itens específicos para atender às necessidades dos alunos em cada ano. Os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1° ao 5° ano) receberão dois apontadores, duas borrachas, quatro cadernos brochura com 80 folhas, um caderno para desenho com 96 folhas, uma calculadora, uma caneta esferográfica, uma cola branca, três colas coloridas, uma caixa de lápis de cor, quatro lápis grafite, um material dourado e uma tesoura sem ponta.
Já os alunos dos Anos Finais (6° ao 9°) receberão dois apontadores, duas borrachas, dois cadernos universitários com 200 folhas, uma calculadora, quatro canetas esferográficas (duas na cor azul, uma preta e uma vermelha), uma cola branca, dois esquadros, um de 45° e um de 60°, uma caixa de lápis de cor, quatro lápis grafite, uma régua e um transferidor 180°.
Os kits do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) contêm três cadernos universitários com 200 folhas, uma calculadora, quatro canetas esferográficas (duas na cor azul, uma preta e uma vermelha), dois grafites, uma lapiseira e uma régua.
“Quando chegava material, só vinha caderno, caneta e lápis. Hoje, vi que chegou muita coisa no kit e que não vamos precisar comprar. Isso é muito bom”, disse Carla Cristina, aluna do Ensino Médio da Escola Rosa Nascimento.