Política

Comissão da ALE vai avaliar denúncias contra Junta Comercial

De recebimento de jeton (gratificação por participação de reunião), apontando que o vice-presidente teria faltado a quatro reuniões, mas recebido a gratificação

A Comissão de Administração, Segurança e Serviços Públicos, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), recebeu o vice-presidente da Junta Comercial de Roraima (Jucerr), Ubirajara Riz, para que apresentasse defesa quanto as denúncias de outros membros do Conselho da Jucerr contra sua gestão enquanto presidente, no início do ano.

Diante dos fatos e do que foi apresentado por Riz, a Comissão nomeou como relatora a deputada Lenir Rodrigues (PPS), que vai apresentar um relatório final à Comissão para que os membros se manifestem e votem sobre todas as questões relacionadas à Junta Comercial.

Entre as denúncias está a de recebimento de jeton (gratificação por participação de reunião), apontando que ele teria faltado a quatro reuniões, mas recebido a gratificação. Riz apresentou documentação de que as reuniões foram canceladas por ele e os demais membros fizeram convocação indevida. Quanto ao valor recebido, apresentou documento de devolução do dinheiro.

O presidente da Comissão, deputado Jorge Everton (PMDB), afirmou que a acusação de improbidade administrativa não procede. “Foram analisadas as questões e em alguns pontos Ubirajara Riz tem razão. A princípio, o que parece é que tentaram criar uma situação de uma denúncia infundada contra ele, encaminhando para a Assembleia, a fim de provocar uma rejeição dele em plenário”, disse. 

Porém, conforme Everton explicou que a votação no Plenário foi secreta e não foi fundamenta nisso, afinal, cada deputado votou com sua consciência. O parlamentar acrescentou que constam ainda alguns atos indevidos praticados enquanto presidente da Jucerr, como por exemplo, o fato de ele não ter vice nomeado pela governadora e ao se ausentar, indicar um substituto. Essa indicação, pela análise realizada anteriormente pelo deputado Jorge Everton, não está prevista no regimento interno da Junta Comercial, portanto, isso não é permitido.

Diante dos fatos, a deputada Lenir vai apresentar um relatório final à Comissão sobre todas as questões relacionadas à Junta Comercial. O documento também vai dispor sobre o fato de que Ubirajara teve o nome rejeitado pela ALE para exercer a função titular da Junta, mas em seguida foi nomeado vice-presidente do órgão. 

“Uma manobra para ele se manter na presidência foi nomeando-o como vice. Até hoje o cargo está vago e a Junta tem vice e não tem presidente”, ressaltou Jorge Everton. Estiveram presidentes na reunião da Comissão, os deputados Soldado Sampaio (PCdoB), Lenir Rodrigues (PPS), Coronel Chagas (PRTB) e Odilon Filho (PEN).

 

Fonte: ALE-RR