As ações de enfrentamento da COVID-19 envolvem várias medidas e uma delas é o monitoramento de casos suspeitos e diagnósticos confirmados. Em Roraima, o trabalho de detecção de novos registros será reforçado, por meio da aplicação de testes antígeno rápido de alta sensibilidade e especificidade, ou seja, capaz de apresentar resultados de forma rápida e precisa.
O fortalecimento das ações de vigilância será possível graças à parceria entre o Governo de Roraima e a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que resultou na doação de 45 mil testes para serem distribuídos para quatro municípios.
De acordo com a CGVS (Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, o município de Boa Vista receberá testes nas oito unidades COVID-19. Além dessas unidades, o HGR (Hospital Geral de Roraima), o HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e o HCSA (Hospital da Criança Santo Antônio) também serão contemplados.
Os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Leste e Yanomami receberão testes para realização em áreas de difícil acesso. Os municípios de Rorainópolis, Bonfim e Pacaraima serão contemplados nesse momento de forma estratégica devido às fronteiras e situação epidemiológica.
Oliveira ressaltou que, junto com os testes, será encaminhada Nota Informativa de orientação dos critérios de utilização e público prioritário. “O público-alvo será direcionado para a população de risco: idosos, pessoas com comorbidades, hipertensos ou diabéticos, além de profissionais da saúde”, disse.