Economia

Primeira remessa de caixas-colmeia é entregue para apicultores

Nesta primeira remessa foram entregues 276 caixas e 23 produtores da Associação Setentrional de Apicultores) serão favorecidos

A primeira remessa de caixas-colmeia foi entregue aos apicultores da ASA (Associação Setentrional de Apicultores), na tarde de terça-feira (23), pelo Governo de Roraima, por meio da Desenvolve Roraima (Agência de Fomento do Estado de Roraima). Durante o evento, houve assinatura das cédulas de crédito que formalizam o financiamento.

Ao todo, 23 produtores da ASA serão favorecidos. Cada um deles financiará 92 caixas-colmeia para ampliação da produção. Os contemplados são agricultores familiares que estão na atividade de apicultura há, no mínimo, um ano e não possuem restrições de crédito.

Nesta primeira remessa, foram entregues 276 caixas que, o que na prática, representam incremento na diversidade produtiva, uma vez que com aumento de matéria-prima também haverá aumento na produção de geleia real, própolis, cera e demais subprodutos da atividade melífera.

O repasse de recursos feito pelo Governo de Roraima garantiu aos apicultores o custeio de aproximadamente três mil caixas-colmeia, o que gerou motivação e boas expectativas entre os produtores.  “O nosso intuito é possibilitar a todos os produtores associados aumentar a renda familiar, além de oferecer uma variedade de mel de boa qualidade e em quantidade para atender toda região”, disse Dércio Ferreira, vice-presidente da ASA.

O secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela, representando o governador Antonio Denarium no evento, destacou que o Governo do Estado reconhece a importância e o potencial produtivo do agronegócio no âmbito da agricultura familiar, e por isso, elabora políticas que possam atender os pequenos produtores, e hoje, em especial, o setor da apicultura foi beneficiado com o crédito da Desenvolve Roraima.

LINHA DE CRÉDITO

Segundo Portela, a abertura desta linha de crédito vem de uma determinação do governador Antonio Denarium, que, há 90 dias, autorizou o crédito de R$ 570 mil para os apicultores. “É uma forma de valorizar o pequeno produtor, gerar renda dentro da agricultura familiar e estimular o desenvolvimento econômico de um setor com grande potencial de crescimento”, explica o presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes.

O prazo de financiamento é de quatro anos, incluindo a carência de um ano. A taxa de juros é de 3% ao ano, bem abaixo daquelas praticadas no mercado.

Para Francisco Borges, apicultor, esse recurso chega em boa hora, já que a situação pandemia trouxe muita incerteza, e pelo menos com esse apoio vai ser possível aumentar a produção e dar continuidade às nossas atividades. “Estima-se que dentro de um ano, as colmeias desenvolvidas nestas caixas produzirão aproximadamente 20 toneladas de mel”, complementou.

Manaliel Pais Pereira Junior, é apicultor há um ano e meio, atualmente possui 25 colmeias em produção. “O incentivo disponibilizado pelo Governo é o que vai tornar o meu apiário com capacidade de comercialização e espero que em breve a atividade da apicultura seja minha principal fonte de renda”, disse.

Com as caixas-colmeia e a linha de financiamento, o apicultor Josias Rufino, estima dobrar a capacidade de produção e explica que o financiamento. “Veio na hora certa, antes da chuva, e assim poderemos ter, na colheita da safra, pelo menos uma tonelada de mel de boa qualidade”, argumentou.

Governo autorizou crédito de R$ 570 mil para os apicultores (Foto: Fernando Oliveira/Secom-RR)