O período de estiagem em Roraima que segue até meados do mês de maio, já registra intensidade em algumas áreas.
Imagens enviadas a reportagem da Folha, monstram parte da vegetação as margens da BR 174, sentido Estado do Amazonas em chamas.
O registro foi feito no final da tarde deste sábado, dia 27 por condutores que seguiam pela rodovia.
Para solicitações em caso de ocorrência a população pode acionar o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), por meio do número: 193.
Recursos
Em preparo ao período de estiagem, o governo direcionou em julho do ano passado de R$ 1.063.464,15 em equipamentos permanentes e de consumo para a CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar), para serem utilizados em resgate de pessoas. Entregou ainda cinco viaturas que seriam para atuar no perído de estiagem.
Existe também o direcionamento por parte da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Femarh). Em outubro de 2020 a Femarh recebeu recursos do Fundo da Petrobras na ordem dos R$34 milhões que deve ser utilizado para Cadastro Ambiental Rural (CAR), Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), regularização fundiária, prevenção e combate a queimadas e desmatamento ilegal.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma parte do recurso foi destinada para aquisição de veículos, equipamentos de tecnologia, aquisição de uniformes e equipamentos de proteção individual para bombeiros e brigadistas, manutenção de viaturas, combustível, kit de combate a incêndio florestal, além de gêneros alimentícios para os brigadistas que atuarão durante as ações de combate.