A telemedicina já é utilizada por mais da metade dos brasileiros por conta da pandemia causada pela covid-19 e vem se destacando pela segurança e rapidez no atendimento.
Em Roraima, esse serviço reforça o atendimento de saúde na capital e no interior. O Estado está entre os escolhidos pelo MS (Ministério da Saúde) para a implantação do serviço de Telemedicina Einstein, que garante suporte tecnológico e administrativo em tempo integral.
Nesta semana está sendo finalizado o processo de implantação do serviço em Boa Vista e nos municípios de Alto Alegre, Bonfim e Rorainópolis, nas especialidades de cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, psiquiatria e neurologia.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, essa parceria vai garantir maior agilidade no processo de atendimento dos pacientes em todo o Estado.
“Com essa parceria, estamos promovendo a troca de conhecimentos de um centro de excelência para outra instituição e, assim, fortalecendo cada vez mais a saúde no Estado, principalmente em locais de difícil acesso, sem que esse paciente precise se deslocar até a capital para ter acesso aos serviços”, esclareceu.
A enfermeira Bruna Amaral, que atua no Hospital Israelita Albert Einstein, ressaltou que o trabalho integrado tem como foco dispor da assistência médica especializada no Brasil. “O Hospital tem como objetivo colocar em prática ações que ajudem a fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde), por isso, acreditamos que essa iniciativa será de grande importância para reforçar o trabalho já realizado aqui em Roraima”, afirmou.
Os municípios também receberão kits, incluindo notebook, microfone/alto falante e uma webcam. Dessa forma, a realização de videoconferências entre médicos das unidades atendidas e especialistas Einstein ocorrerá de forma integrada, com o apoio desde a primeira consulta até os possíveis diagnósticos.