Os alunos que moram em vicinais não estariam recebendo as atividades escolares que são levadas pelo transporte escolar, porque não tem. Os estudantes são da Escola Municipal Tiradentes, na região da Taboca, município do Cantá.
Segundo relatos dos pais, o ano letivo de 2020 no município recomeçou, mas não tem transporte para levar as atividades remotas aos alunos das vicinais e os alunos estão sendo prejudicados. Também disseram que já procuraram a direção da escola, no entanto nada foi resolvido.
“Nós, pais, procuramos a direção da escola, a gestora falou que não vai ter mais transporte escolar pra finalizar o ano letivo em questão. Dessa forma nossos filhos estão prejudicados”, disse o pai.
Outro pai relatou que não existem ouras formas de acessar as atividades passadas aos alunos. “Infelizmente não [tem]. Os pais, [moradores] das vicinais, que não tem transporte para ir à escola pegar as atividades, os alunos não fazem as atividades”, disse.
OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura do Cantá, que respondeu com a seguinte nota:
“A Prefeitura Municipal de Cantá, por meio da Secretaria de Educação, informa que desde o dia 10 de fevereiro realiza a entrega de atividades não presenciais na residência dos alunos, incluindo os alunos da escola Tiradentes, no PA Taboca, durante o período de isolamento social e que todo material relativo ao ano letivo de 2020 foi entregue nas residências, atendendo o que determina a legislação.
A entrega do material didático foi feita nas residências com mais de 2,5 km de distância das escolas, os demais receberam diretamente nas escolas, cabendo aos pais a retirada do material na escola, também atendendo o que determina a legislação.
As aulas estão sendo realizadas de forma remota e o transporte escolar, suspenso desde o ano passado.
As escolas que atendem a educação infantil não receberam mais as atividades, tendo em vista a finalização do ano letivo definido pelo Conselho de Educação, com a carga horário mínima fundamentada na Lei 12796/2013.
Desta forma, a Secretaria de Educação ofertou tarefas e trabalhos escolares em um período curto de tempo e sem prejuízo aos estudantes, enfrentando todas as dificuldades que o momento impõe”.
Por Adriele Lima – estagiária FolhaBV