A Venezuela solicitou a intervenção da Organização das Nacões Unidas (ONU) no Brasil, para conter a crise do covid no país. O pedido foi feito pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, com base no recorde de mortes registrados nesta última quarta-feira, 10.
Em documento encaminhado para ONU e compartilhado por Arreaza nas redes sociais, o governo Venezuelano pede que a ONU intervenha e faça com que a Presidência da República tome controle sobre a crise sanitária, afim de evitar que a contaminação continue se expandindo e atingindo toda a região. A consideração é relacionada à fronteira do Brasil com a Venezuela, por meio do município de Pacaraima.
“Brasil registra hoje um novo recorde de falecidos diários por covid-19. Fazem quatro dias que retificamos ao Secretário Geral da ONU, o que alertamos há nove meses atrás: a ONU deve intervir para que o Governo do Brasil assuma o controle da tragédia e assim proteger toda a América do Sul”.
Na mensagem enviada à ONU, o ministro afirma que o avanço da covid é “uma consequência da negligência” do presidente Jair Bolsonaro e que a situação precisa ser tratada com seriedade. Na última semana, Nicolás Maduro informou que foram registrados 10 primeiros casos da variante brasileira do covid na Venezuela.
Leia mais:
Controle sanitário deve ser reforçado na fronteira com Venezuela -…