O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de Roraima iniciou nesta manhã, 25, uma operação para fiscalizar estabelecimentos que trabalham com a venda de produtos para salões de beleza. A ação se estende por toda a capital até o dia 29 de maio e, visa averiguar equipamentos de trabalho, tipo
chapinha, secador, cortador de cabelo e depiladores elétricos.
De acordo com o chefe da Divisão de Controle de Qualidade do Ipem, Darcson Saraiva, na ação vamos verificar se os produtos estão com o selo compulsório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o CNPJ do fabricante, a voltagem dos equipamentos e se os produtos importados estão seguindo os padrões do Brasil.
Foi verificado em alguns estabelecimentos que produtos estavam sem o selo do Inmetro nas embalagens. “Quando isso acontece o objeto é apreendido e levado pelo Ipem para averiguação e, se o mesmo não estiver dentro das normas, ele é destruído e o proprietário terá que pagar uma multa”, disse Saraiva.
No prazo de 10 dias o dono do comércio deve apresentar a nota fiscal e a sua defesa. “Caso o produto esteja regular e dentro da legalidade é devolvido ao comerciante”, informou o chefe.
Segundo Cláudia Braz, proprietária de um estabelecimento de beleza, ações desse tipo devem ser feitas constantemente. “É importante fazer a operação, mais que seja em todas as lojas de cosméticos do estado, e não só, nas que estão em evidência no ramo da beleza”, pontuo a proprietária.
Caso o consumidor veja alguma irregularidade nos estabelecimentos ele pode denunciar ao Ipem pelo telefone: 0800-2809590.