Cotidiano

Janaína Carneiro é reconduzida ao cargo de procuradora-geral do MP

A procuradora foi reconduzida ao cargo para os próximos dois anos

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa, foi reconduzida ao cargo para os próximos dois anos, nesta sexta-feira, 12 de março. A cerimônia ocorreu de forma híbrida, no auditório do edifício-sede do MPRR, e transmitida pelo YouTube da Instituição.

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Procuradores Gerais, membros do MPRR, familiares e diretores da Instituição, além de autoridades civis e militares, acompanharam a solenidade de posse da Procuradora-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do MPRR, Alessandro Tramujas Assad.

Na ocasião, Janaína Carneiro destacou que os últimos dois anos foram marcados por muitas lutas institucionais contra as violações de direitos humanos e a mortalidade e sequelas deixadas por um vírus que surpreendeu o mundo e mudará gerações.

“O Ministério Público é agente transformador da realidade social no combate à corrupção, que, em nosso país, é sistêmica. A filósofa e professora estadunidense, Angela Davis, desafia: “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”. Os desafios processuais e jurídicos enfrentados ao longo desses dois anos não nos paralisou, longos foram os dias de esgotamento físico e emocional, mas não deixamos de cumprir nosso papel constitucional, executando-o da melhor forma”, destacou a Procuradora-Geral de Justiça.

Corregedor-Geral – O Colégio de Procuradores de Justiça do MPRR também empossou o Procurador de Justiça Alessandro Tramujas Assad no cargo de Corregedor-Geral do Órgão Ministerial para o biênio 2021/2023.

Alessandro Tramujas afirmou que a Corregedoria-Geral constitui importante órgão da Administração Superior do MPRR.

“É um trabalho duro e, por algumas vezes, incompreendido pela própria classe, dada a sua natureza orientativa e disciplinar. Recebo a Corregedoria de boas mãos e o nosso objetivo será dar sequência ao trabalho realizado pela Dra. Cleonice Andrigo, bem como manter o diálogo com a Procuradoria-Geral, com o Colégio de Procuradores e, sobretudo, com os Membros da Instituição. Nosso interesse é comum, no sentido de fortalecer cada vez mais a presença e a atuação do Ministério Público em favor da sociedade roraimense.”, ressaltou o novo Corregedor-Geral.