Agentes do Setor de Investigação e Operação do 5° Distrito Policial, prenderam nessa sexta-feira, 12, um homem acusado de furtar cabos telefônicos.
Após monitoramento que já durava dois dias, os policiais saíram em diligências para prender em flagrante o suspeito, acusado de cometer o crime por toda a capital já há algum tempo.
Somente esse ano, ao menos vinte ocorrências desse tipo já foram contabilizadas.
Em uma avenida do bairro 13 de Setembro, em menos de 48h o suspeito cortou da rede subterrânea de uma empresa de telefonia cabos de grande bitola em tamanho que supera os 100m e mais de 80 kg de liga de cobre.
Após fugir do local, a equipe o encontrou chegando em sua residência no bairro Equatorial, onde o prendeu em flagrante, uma vez que, além de testemunhas, imagens de monitoramento foram levantadas no local do crime.
O suspeito, de 31 anos, é ex-funcionário de uma empresa prestadora de serviços de uma Operadora de Telefonia, isso porque ele foi demitido por justa causa, após ter sido preso em flagrante e liberado em audiência de custódia, no último dia 03 de fevereiro na cidade de Manaus-AM, ocasião em que foi autuado com outros dois colegas da mesma empresa para a qual trabalhavam.
De acordo com a polícia, o modus operandi continuou ativo após retornar para Boa Vista e consistia em – utilizando-se indevidamente dos uniformes da empresa e de outros equipamentos como crachás, veículo, escadas, cinturões e capacetes, alguns dos quais apreendidos – a pretexto de realizar serviço de manutenção oficial, comparecia a algum dos locais previamente selecionados e destes subtraía, mediante corte, grande quantidade de cabos telefônicos que tenha em sua composição a liga de cobre, metal este muito valioso e que é vendido no peso no mercado de materiais recicláveis na capital.
Confrontado com as provas, o homem confessou a autoria e colaborou apontando seu receptador, para quem tinha entregue somente nesta sexta-feira cerca de 40kg de cabos telefônicos de cobre e lucrado mais de R$500,00, de modo que em seu poder foi apreendido R$3.154,00 em espécie.
O dono de uma empresa de sucata no bairro Equatorial também foi preso em flagrante, onde a equipe apreendeu uma parte do dito material que já estava decapado, uma vez que tais receptadores usam da tática de retirar a cobertura plástica do cabo para dificultar a identificação.
A outra parte, o proprietário admitiu que revendeu a outro dono de sucataria que por coincidência já era alvo de investigação, também foi localizado e conduzido à delegacia, a despeito de não ter sido encontrado tal material em seu estabelecimento, pois a equipe policial acredita ter ele feito processo de nova revenda.
Ainda na sucataria, foram apreendidos vários sacos de cabos elétricos/telefônicos de cobre, todos decapados, totalizando cerca de 125kg de material cuja origem não foi comprovada.
Os homens foram conduzidos à delegacia, onde um deles foi autuado por furto qualificado com abuso de confiança, escalada ou destreza e o outro foi flagranteado por receptação qualificada, uma vez que praticou o crime no exercício de atividade comercial ciente de que adquiriu produto de crime.