O inverno em Roraima só começa em abril e desde o início de 2021 já tivemos chuvas acima da média para este período seco. De acordo com o meteorologista da Femarh-RR (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ramon Alves, as chuvas ainda fazem parte do fenômeno La Niña, que também intensificará o inverno de Roraima neste ano.
“Desde o ano passado, o La Niña tem influenciado no tempo em nossa região. Então, apesar dele ter enfraquecido nesses últimos meses, ainda está bem atuante. O fenômeno é o resfriamento do oceano pacífico e quando isso acontece as chuvas nessa região tendem aumentar. Isso está ocorrendo no nosso período seco, que está bem chuvoso, inclusive com chuvas acima da normal climatológica”, disse o meteorologista.
Conforme o meteorologista, na última reunião do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec), a previsão para março, abril e maio é de chuvas dentro e acima da média.
Como abril é o mês em que se inicia o período chuvoso, o acúmulo mensal pode ser próximo a 200 milímetros (mm). Já os meses de pico do inverno (maio, junho, julho) as precipitações tendem a ser próximas a 300 – 400 mm, do acúmulo mensal.
“As chuvas fortes ocorrem em qualquer período do ano e quando temos ainda esse fenômeno, aí a frequência dessas chuvas é um pouco mais intensa. No caso, já tivemos alguns eventos fortes de chuva e no período chuvoso será a mesma coisa”, completou.
As cabeceiras dos rios do estado também tem previsão de cheia. De acordo com o prognóstico climático do CPC (Climate Prediction Center), nesta semana e na próxima (22 a 20 de março) os rios Uraricoera, Mucajaí, Branco, Catrimani e Anauá terão precipitações acima da média. Exceto o rio Tacutu que terá precipitação normal na semana seguinte.
As cabeceiras dos rios do estado, como a do rio Branco, também têm previsão de cheia (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
EFEITOS DAS CHUVAS – Neste fim de semana as chuvas deixaram alguns problemas. Como no bairro Pedra Pintada em que alguns caminhões atolaram nas ruas não pavimentadas. Confira o vídeo:
OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Obras informa que monitora todos os locais que ainda precisam de infraestrutura, como é o caso do Pedra Pintada, que está recebendo atualmente drenagem, pavimentação e urbanização nas principais avenidas.
Desde 2019 o Pedra Pintada vem recebendo investimentos da Prefeitura de Boa Vista. O local conta com iluminação 100% de LED, coleta de lixo e limpeza regulares, e ainda, serviço de transporte público. A prefeitura trabalha para ampliar o alcance das ações, levando mais serviços e obras de infraestrutura para o local.