Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Roraima (Iper) que necessitam de serviço psicológico especializado. Devido à pandemia da covid-19, o suporte de acolhimento está sendo realizado por meio do Whatsapp (95) 2121-3951.
O atendimento online é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de fazer agendamento. O Iper disponibilizou um canal de comunicação específico para receber as mensagens dos beneficiários que estejam passando por algum sofrimento de ordem psicológica.
Para o presidente do instituto, José Haroldo Campos, o acolhimento psicológico é uma forma de dar suporte para os segurados que passam por alguma dificuldade neste momento de pandemia. “O Iper já disponibiliza esse serviço antes da pandemia, que se tornou essencial com o isolamento que afeta as emoções das pessoas”, disse o presidente.
A psicóloga responsável pelo plantão é Lusia Barbosa, servidora efetiva do Iper, especializada em Gestão e Saúde e também em Terapia Cognitivo-Comportamental. De acordo com a psicóloga, esse atendimento tem como objetivo minimizar algum sofrimento emergencial, onde as consequências da pandemia ainda são uma realidade que implicam várias mudanças no cotidiano e vida social das pessoas.
“O Plantão Psicológico funciona como um espaço de escuta, acolhimento e orientação em situações de emergências e de alto sofrimento psíquico”, explicou a psicóloga.