Policias federais de Roraima participam nesta segunda-feira, 22, de manifestação contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC nº 186/2019), que congela os salários de servidores públicos pelos próximos 15 anos, entre outras ações, como a suspensão de concursos públicos.
A manifestação acontece a partir das 14h em frente a sede da Superintendência Regional Polícia Federal em Roraima (PF-RR), localizada na Avenida Brasil, bairro 13 de Setembro. A ação será realizada de forma reduzida, tendo em vista a pandemia da covid, apenas com representantes da categoria com faixas, uso de máscara e álcool 70%.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Roraima, Everaldo Ramos, explica que os agentes de Roraima ingressam uma movimentação nacional junto a União dos Policiais do Brasil (UPB), que congrega praticamente toda a classe social do Brasil, com a finalidade de alertar a população principalmente sobre PEC n] 186.
Entre as medidas da PEC emergencial consta a possibilidade de congelamento dos salários dos servidores pelos próximos 15 anos, ou seja, sem aumentos ou reajustes para os funcionários públicos até 2036. Outro ponto levantado é a situação da falta de criação de cargos públicos e suspensão de concursos públicos.
O presidente reforçou que a categoria não é contra as propostas emergenciais, em tempos de pandemia. Porém, considera que as medidas são muito desfavoráveis para os servidores públicos.
“Nós somos totalmente a favor da PEC emergencial, entendemos o momento que o país passa, de dificuldade. Porém, dentro dessa PEC 186 o Governo Federal inseriu alguns artigos que prejudicam totalmente o serviço público. Estamos tentando evitar que ocorra esse congelamento, que vai sucatear o serviço público”, declarou.
A expectativa é que os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF-RR) também atuem no apoio da manifestação, além de parlamentares do estado. A manifestação tem previsão de ocorrer até as 15h.
Leia mais:
Policiais marcam protesto contra atos do Governo Federal – Folha de…