Cotidiano

Roraima tem a terceira menor tarifa de água do País

Atualmente, a Caer dispõe de 1.117.537 metros de rede em toda a área que abrange o município de Boa Vista

Investir na universalização da água potável é garantir qualidade de vida para todos e a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) vem passando por reformulação administrativa e operacional para atender melhor a população com água tratada e cobertura em todo o Estado.

Além de praticar a terceira menor tarifa do País, a diretoria da empresa tem implantado melhorias em todos os municípios de Roraima, desde a reforma nos escritórios de atendimento, revitalização das estações de tratamento, perfuração de poços artesianos e execução de obras de extensão de rede.

“O objetivo é atender 100% da população e, para isso, já foi investido R$ 5 milhões de recursos próprios na perfuração de poços artesianos na capital e no interior. Em Boa Vista, mais dez poços estão atendendo aos bairros da cidade, que somados ao Centro de Captação do Rio Branco e aos poços que já estavam ativos, a empresa tem 68 poços em operação. No interior do Estado, dez poços foram perfurados para atender aos municípios de Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Mucajaí, Iracema e Cantá”, pontua James Serrador, presidente da companhia.

Serrador destaca que, somado a isso, a expansão de rede nos dois últimos anos reforçou o abastecimento na capital e no interior. De janeiro de 2019 a janeiro de 2021, foram realizados 6.690 metros de expansão de rede de água, incluindo a área rural, como a vila Passarão. Atualmente, a Caer dispõe de 1.117.537 metros de rede em toda a área que abrange o município de Boa Vista.

No interior, foram executados neste mesmo período 10.680 metros de expansão de rede de água nos municípios de Bonfim, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis, Caroebe, Cantá, Amajari e Iracema, todas nas sedes dos municípios.

Além de tudo isso, a Caer trabalha na redução de perdas que trazem impactos negativos para a receita e prejudica os investimentos necessários. Foram adquiridos 45 mil hidrômetros que serão instalados em novas ligações de água e utilizados também para substituição de equipamentos defeituosos que não tenham mais conserto ou que foram furtados das residências.

Também foram substituídas as bombas do Centro de Captação, localizado no Bairro São Pedro, para reforçar a produção diária de água potável na capital. Cada bomba instalada no centro tem capacidade de captação de 450 litros por segundo e tem potência de 300CV.

Nos 11 CRDs (Centros de Reservação e Distribuição) da capital, foram instaladas bombas de maior capacidade de vazão para aumentar o bombeamento e levar mais água aos bairros. Além disso, a Caer inaugurou o CRD do bairro Cidade Satélite, beneficiando 40 mil pessoas.

A empresa iniciou em janeiro a regularização cadastral de ligações de água dos moradores em Boa Vista e nos municípios do interior. O objetivo da ação é regularizar junto à rede de distribuição o maior número de residências possível, de forma padronizada e garantir água potável para todos.