Mesmo com a chuva que caiu na manhã desta terça-feira (23) para amenizar o calor, o clima esquentou na Câmara Municipal de Boa Vista. O vereador Dr. Ilderson (PTB), durante uso da palavra, chegou a chamar os colegas do parlamento de ‘covardes’. Confira o vídeo abaixo, com o posicionamento do parlamentar.
Isso ocorreu após o projeto de lei n 28/2021 de autoria do vereador Dr. Ilderson ter sido rejeitado pela Comissão de Finanças e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Entre os 21 vereadores presentes na sessão, 13 foram favoráveis ao parecer contrário da CCJ ao projeto. O presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Solidariedade), foi contra o parecer e queria que o projeto de lei entrasse em votação na Casa.
“Infelizmente é democracia, mas é ruim estarmos aqui na frente do Poder Legislativo e a comissão, a CCJ, vetar um projeto belíssimo”, disse o presidente da Câmara.
Fora da Câmara houve protestos de empresários que exibiam faixas (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
O PROJETO DE LEI Nº 28/2021 – A proposta de autoria do vereador Dr. Ilderson (PTB) proíbe a Prefeitura de Boa Vista de publicar decretos que fecham estabelecimentos comerciais ou restrinjam atividades comerciais e de prestação de serviços, sem a realização de consulta prévia aos representantes da Fecomércio, Sebrae, CDL-Boa Vista, Conselho Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, além de sindicatos das categorias.
Conforme o projeto, a consulta ainda deve ser realizada por meio de reunião, com 48 horas de antecedência com representantes dos empregados e empregadores.
“Nós não queremos barrar com que o prefeito Arthur faça decretos ou lockdown, mas o que nós temos vistos é que através das medidas restritivas, até hoje, adotas pelo poder Executivo não surtiram efeito”, disse o vereador Ilderson.
Vereador Dr. Ilderson é o autor de projeto de lei que impede a prefeitura de publicar decretos sem ouvir empresários (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)
EMPRESÁRIOS – Do lado de fora da Câmara Municipal, também nesta terça-feira, um pequeno grupo de empresários cobrava a votação do projeto de lei.
“A manifestação que a gente está fazendo aqui é a pedido da população para que o Executivo deixe o povo trabalhar, o povo está com fome. Então enquanto o salário dele está na conta, ele não está fazendo nada pelo povo. Eles só estão travando os empresários fazendo lockdown, onde povo está recluso de trabalhar. A gente pede que os vereadores aprovem o projeto de lei”, disse um empresário do ramo de esporte.
Veja vídeo: