Cotidiano

Maternidade estaria sem realizar cesarianas por falta de materiais

Gestantes que precisam fazer a cesariana estão aguardando a chegada de materiais na Maternidade para serem atendidas.

A população de Roraima tem vivenciado a falta de medicamentos e materiais hospitalares nas unidades de saúde, por conta disso, diversas pessoas têm alegado o descaso na saúde pública do estado.

Algumas pacientes e familiares de gestantes internadas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), relataram à redação da FolhaBV que a Maternidade estaria sem o kit sutura, o que segundo eles, tem impedido a realização de cesarianas nas gestantes.

O esposo de uma paciente de 34 anos, gestante há 9 meses, informou que tem presenciado diariamente familiares de mulheres que estão internadas na Maternidade se mobilizando para adquirir os materiais para a realização das cirurgias.

“A médica que realizaria a cirurgia na minha mulher nos informou que a Maternidade possui profissionais de saúde, menos materiais para fazer as cesarianas, principalmente o kit sutura”

“Muitas mulheres que não tem condições de pedir ajuda financeira de familiares e amigos, aguardam pela chegada dos materiais na Unidade”, reforçou.

O denunciante ainda disse que sua esposa que é diabética está precisando urgentemente realizar a cesariana, e que por isso, está tentando arrecadar uma quantia com amigos e familiares para transferir a paciente para um hospital particular.

“Espero conseguir realizar a cesariana pela rede de saúde particular. Essa dificuldade não deveria está acontecendo, o estado deveria oferecer todos os materiais e remédios que a população precisa para ser bem atendida”, comentou.

Outro lado – A reportagem da FolhaBV entrou em contato com a Sesau e aguarda retorno.