Com a confirmação de um novo caso de sarampo em Boa Vista, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que deu início aos protocolos necessários para reforçar o controle e o combate ao sarampo no estado. Dentre elas, a aplicação de mais de 200 doses de vacina contra a doença.
As medidas começaram pela capital Boa Vista, por meio do bloqueio vacinal, realizado neste fim de semana pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde no abrigo para venezuelanos. Durante a ação, foram aplicadas 212 doses de vacina contra o sarampo e mais de 700 cartões de vacina foram analisados.
De acordo com a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, os protocolos consistem ainda no alerta aos gestores e profissionais de saúde para a identificação precoce de casos de sarampo em Roraima.
“O bloqueio é realizado mediante a suspeita ou confirmação do caso de sarampo e, nesse caso, estamos, neste fim de semana, realizando o apoio ao município de Boa Vista com a busca no cartão de vacinas de todas as pessoas que não foram imunizadas contra a doença, bem como realizando a atualização do esquema vacinal daqueles que não possuem o esquema de vacinas atualizado, para que todos tenham o esquema vacinal completo”, esclareceu.
De acordo com a coordenadora, ao ter sido confirmado um caso de sarampo em uma criança em Boa Vista, a equipe da vigilância estadual de forma imediata passou a atuar em conjunto com a coordenação municipal, auxiliando a equipe da vigilância municipal no trabalho de realização do bloqueio vacinal.
“Agimos de forma rápida como a situação necessita, mobilizamos toda a equipe da vigilância e em parceria com a Operação Acolhida, logo após a confirmação desse caso de sarampo, começamos o trabalho. O objetivo é colocar em prática todas as medidas necessárias para evitar o maior registro da doença no Estado”, complementou.
Valdirene ressalta que o trabalho de hoje tem como foco também o alerta aos municípios do interior.
“Após a notificação desse caso, imediatamente, iniciamos o trabalho junto com a Vigilância Epidemiológica do município de Boa Vista para garantir o reforço nas medidas de prevenção e controle. E nesse sentido já enviamos o comunicado aos municípios para que o trabalho de atenção seja mantido também no interior do Estado”, finalizou.
Leia mais:
Criança é diagnosticada com Sarampo em Boa Vista – Folha de Boa Vista