Cotidiano

AM recebe 80 respiradores e equipamentos podem ser doados para RR

Os itens vão atender as unidades de saúde no Amazonas e ainda podem servir para atender outros estados da região norte, entre eles, Roraima

A Alemanha enviou uma doação de 80 respiradores para o Brasil, para reforçar o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, nas unidades de saúde do Amazonas. Os itens ainda podem servir para atender outros estados da região norte, entre eles, Roraima. 

O carregamento foi enviado em um Airbus A310 da Alemanha. A aeronave decolou de Cologne e pousou neste último sábado, 27,  no Aeroporto de Manaus. O titular da embaixada da Alemanha em Brasília, Heiko Thoms, realizou a entrega dos equipamentos ao Governo do Estado do Amazonas.

Segundo Heiko Thoms, a Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia através do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos e, recentemente, com a doação de mais de 1,2 bilhão de euros para o OMS/COVAX, programa do qual o Brasil já recebeu as primeiras vacinas.

A doação foi intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, instituição que tem contribuído para o recebimento de doações vindas de outros países para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado.

“Esses equipamentos serão distribuídos na nossa rede. Será importante para reforçar o atendimento a pacientes que ainda precisam desse suporte do Estado, mas também para atender aqueles nossos irmãos de outros estados, principalmente de Rondônia, Roraima e Acre que, nesse momento, passam por uma situação complicada”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Fonte: Aeroflap