Economia

A alta do petróleo influenciou as ações do setor de combustível

O analista Matheus Lima diz que as ações do setor de petróleo e gás tiveram altas expressivas que, para o investidor, foi uma boa oportunidade para lucrar com os papéis certos do setor

Em março de 2020, no estouro da pandemia da COVID-19 no mundo, o preço do petróleo desabou de tal maneira que vimos, pela primeira vez, um contrato futuro da commodity ser negociado a preço negativo.

Mas essa queda não chegou a refletir nas bombas de combustível do cidadão. Os preços se mantiveram enquanto o petróleo lentamente voltava aos seus patamares altos, chegando a ser cotado a U$D68,00 no começo de março, o que representa uma alta de mais de 40% somente nesse ano de 2021.

Óbvio que a revolta da população em ver o preço do combustível chegar a mais de R$5,00 e aumentar ainda mais o risco de inflação no país se justifica. Mas as ações do setor de petróleo e gás tiveram altas expressivas que, para o investidor, foi uma boa oportunidade para lucrar com os papéis certos do setor.

Infelizmente, o iniciante da bolsa ainda se prende muito com ações como Petrobras na sua carteira. Mas vamos agora observar a importância de se analisar todas as ações do setor para tomar a decisão. Ações do setor de petróleo e gás tendem a ter uma alta forte quando o preço desta commodity sobe, logo, se tivemos uma alta de 40% no petróleo neste ano, como se comportaram as principais ações do setor na nossa bolsa brasileira?

(Fonte: trading view)

Na imagem acima, a linha laranja representa as movimentações das ações da Petrobras; a linha amarela das ações da Enauta; em azul escuro é a cotação do petróleo WTI; e lá em cima, com uma alta incrível no ano, vem as ações da PetroRio. Todas são ações do mesmo setor relacionadas à commodity petróleo.

O que é facilmente observado é o quanto a nossa estatal sofre, pois é a ação do setor que menos sobe, mesmo após divulgar balanço com resultado recorde de lucro líquido em R$59bi. Essa fraqueza está ligada diretamente nas interferências políticas que ela sofre frequentemente, sempre que o combustível distorce e incomoda a classe dos caminhoneiros.

As demais ações como PRIO3 e ENAT3 surfaram boas movimentações de alta em relação ao preço do petróleo, sendo assim melhores opções do que Petrobras.