Cotidiano

Crianças com paralisia cerebral estariam sem alimentação enteral

Segundo os relatos, o alimento especial estaria desde fevereiro em processo licitatório pela SAF

Mães que precisam de nutrição enteral para filhos com paralisia cerebral, procuraram a Folha para informar que a Prefeitura de Boa Vista não está disponibilizando o alimento há cerca de três meses.

Segundas elas, todos os produtos para alimentação enteral para crianças acima de oito anos estariam em falta, como o Isorsouce Multi Fiber e Nutrini Max.  

Uma das mães que pediu para não se identificar, disse que no final de janeiro foi buscar o alimento Isorsouce Multi Fiber, para o filho de 12 anos, e a informação que recebeu é que teria acabado o estoque.

“A nutricionista emite um laudo liberando três caixas de Isorsouce para três meses, sendo que cada caixa tem 24 unidades. Se eu fosse pedir teria que desembolsar R$ 680, mas não tenho condições financeiras. Também não vende aqui em Boa Vista, então eu utilizo uma alimentação alternativa, só que com baixo valor nutricional. Ao processar perde boa parte dos nutrientes”, ressaltou.

A mãe contou que desde o dia 1º de fevereiro faz contato com a SAF (Superintendência de Assistência Farmacêutica) para saber o motivo da falta da alimentação enteral, mas é informada que está em processo de licitação.

Outra mãe, que também não quis se identificar, contou que no dia 19 de fevereiro fez contato com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PMDB), em busca de respostas para a chegada do alimento.

“Bom dia, Prefeito. Tudo bem? As crianças especiais acima de 8 anos estão sem alimentação enteral (via sonda gástrica). A SAF não tem algumas alimentações essenciais. Meu filho perde peso muito rápido por conta disso. E esse alimento, o senhor deve saber, é de alto custo. Precisamos de respostas imediatas quanto a chegada desse alimento”, dizia a mensagem enviada pela mãe.

A reposta do prefeito informava que tinha alimentação apenas para crianças de até sete anos e que já estariam com novo processo de aquisição em fase de licitação para adquirir a nutrição para acima dessa faixa etária. “Em breve teremos disponível na SAF”, disse o prefeito, por meio de rede social.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.