As vítimas de violência doméstica em Roraima poderão disponibilizar de um novo formato de atendimento, neste momento da pandemia contra covid-19. Ainda neste primeiro semestre, o Centro humanitário de Apoio à Mulher (Chame) disponibilizará uma plataforma virtual com profissionais especializados para atender as solicitações.
De casa, a vítima poderá agendar um atendimento com psicólogo, assistente social ou advogada da instituição pelo ZAP CHAME (95) 98402-0502. Em seguida, a pessoa receberá um link com a data e o horário para acessar a plataforma. Assim, poderá conversar com um profissional por chamada de vídeo.
A plataforma possibilitará um atendimento mais humanizado às vítimas e vai auxiliar nas denúncias de agressão e outras violações aos órgãos competentes, explicou a coordenadora do CHAME, Francene D’Aguiar.
“Eu acredito que nesse momento de pandemia você ter acesso a esse serviço e aos profissionais vai encorajar e mostrar os caminhos para buscar ajuda, é essencial para que a mulher rompa o ciclo da violência”, disse.
A procuradora Especial da Mulher, Betânia Almeida (PV) completou que o CHAME vem investindo na tecnologia para não deixar de acolher as pessoas que estão sofrendo violência doméstica ou outras violações. Hoje, o atendimento presencial da unidade está suspenso devido às restrições contra covid-19.
“Esse olhar mais atento que a Assembleia Legislativa está tendo é voltado, principalmente, à população mais carente. Para que tenham acesso às plataformas digitais e o serviço não fique tão parado em virtude da pandemia. Sabemos que nesse período o trabalho da instituição se resume basicamente ao ZAP CHAME o que é muito pouco para nós, então estamos passando por esse processo de estruturação”, afirmou.
ATENDIMENTO – No ano passado, o CHAME realizou 146 atendimentos presenciais até o mês de março quando começou a pandemia. Ainda, por meio do ZAP CHAME houve 708 atendimentos da capital, interior e de outros estados. A ferramenta funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Por meio do aplicativo de mensagens, é prestado desde o apoio psicológico até o jurídico.