Cotidiano

Jovens se mobilizam para doação de sangue

A meta para este ano é coletar 200 bolsas de sangue durante a realização do projeto

Doar sangue é um gesto solidário e salva vidas. É com essa motivação que o Projeto Vida por Vidas está mobilizando jovens adventistas e a comunidade, de 06 a 15 de Abril, para suprir a demanda dos estoques de sangue no Hemocentro de Roraima (Hemoraima).

Criada em 2006, essa é uma ação organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, em países da América do Sul.  Em Roraima o projeto conta com total participação da igreja e conta com o apoio do Hemocentro. A meta para este ano é coletar 200 bolsas de sangue durante a realização do projeto.

Para a programação foi elaborado um calendário de doação dividido por Equipes (Distritos) que garante o agendamento dos doadores e evita aglomeração. Na sexta-feira, 02 de Abril, foi transmitida ao vivo a LIVE de lançamento do Projeto que contou com a participação do médico Murilo Melo e da Gerente de Capitação do Hemoraima, Juliane Uchôa.

De acordo com o líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista para o Estado de Roraima, pastor Marcos Pimentel, a ação tem objetivos bem claros. Um deles é o de “criar uma rede de doadores em todo o estado capaz de ser acionada rapidamente em caso de necessidade do hemocentro e instituições hospitalares”, afirmou.

Para doar, a pessoa deve ter entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. O doador também precisa estar descansado (ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.

O quê: Ação do Projeto Vida por Vidas para doação de sangue

Quando: De 06 a 16 de Abril

Horário: Das 07h30 às 12h | Das 13h30 às 18h

Onde: Hemocentro de Roraima

Realização: Igreja Adventista do Sétimo Dia