Apostar em energia renovável tem sido um dos investimentos do Instituto Federal de Roraima (IFRR). Desta vez, o Campus Novo Paraíso (CNP) está recebendo o reforço de 264 placas solares fotovoltaicas de 350 Wp (Watt-pico) no sistema de minigeração fotovoltaica. A conclusão dos serviços deve ocorrer até o fim deste mês.
As placas foram instaladas na cobertura do almoxarifado e do laboratório de informática. O investimento foi de R$ 448.484,84. A estimativa de geração de energia desse sistema é de 166.320 kWh por ano, o que equivale a uma média de geração de 13.860 kWh por mês.
O campus já dispõe de um sistema de microgeração com potência nominal de 70,2 kWp composto por 265 módulos fotovoltaicos de 265 Wp instalados, o que representa uma geração média de energia de 10.500 kWh. De acordo com o engenheiro do Departamento de Engenharia e Obras (Deteo) do IFRR Sidarta Gautama de Almeida, o consumo de energia elétrica mensal médio do CNP é de 42.600 kWh.
Com isso, quando esse sistema de minigeração for concluído, estima-se que os dois sistemas possam fornecer 57,18% (24.360 kWh) de energia solar para o consumo interno mensal, ou seja, economizar esse percentual do consumo mensal de 42.600 kWh de energia.
“Representa uma estimativa do percentual de energia fornecido pelo sistema fotovoltaico com relação ao consumo médio mensal de energia do campus, ou seja, essa energia deixará de ser fornecida e faturada pela concessionária, pois será fornecida pelo sistema de minigeração instalado no campus”, comentou o engenheiro.
Após a instalação do sistema, a empresa contratada solicita acesso para ligação do sistema à rede de distribuição da concessionária. A energia gerada será consumida internamente, e o excedente, quando houver, será injetado na rede de distribuição da concessionária, gerando créditos para a unidade escolar, conforme a Resolução Normativa 428 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
CAMPUS – Localizado no Município de Caracaraí, distante 256 km da Capital, o Campus Novo Paraíso é a segunda unidade (depois do Campus Boa Vista) mais antiga do IFRR. Conta com 92 servidores, 448 estudantes em tempo integral em um dos quatro cursos ofertados. São três cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura) e um superior (Bacharelado em Agronomia).