Até o dia 07 de maio, o Sistema Educacenso do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estará para retificação de dados do Censo Escolar 2020. Até essa data, os gestores e secretários escolares poderão identificar e corrigir possíveis erros e divergências nas informações.
O processo faz parte da segunda etapa da pesquisa chamada de módulo Situação do Aluno, que tem como objetivo coletar as informações de rendimento (aprovação, reprovação) e movimento (transferências, falecimento, abandono) ao final do ano letivo dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial.
Nesta segunda etapa, as escolas também deverão responder a uma pesquisa sobre os impactos educacionais da pandemia de covid-19. A Matrícula Inicial foi a primeira etapa, onde foram coletados dados sobre a quantidade de gestores, turmas, alunos e profissionais em sala de aula.
De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosalete Saldanha, os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e também para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Todos os indicadores educacionais são calculados com base no Censo Escolar.
“O Censo Escolar é a maior pesquisa educacional. Ele é importante, pois dele resultam todas as políticas públicas educacionais voltadas ao financiamento, a principal delas é o Fundeb [Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica]”, destacou Rosalete.
CENSO ESCOLAR – O Censo Escolar é coordenado pelo Inep, em colaboração com as secretarias municipais e estaduais, e coleta informações estatísticas sobre a Educação Básica no Brasil. Em Roraima, de acordo com a Matrícula Inicial 2020, existem 369 escolas e 77.412 alunos matriculados na rede estadual. Na capital, são 43.956 alunos em 57 escolas. Na educação indígena, são 17.149 alunos matriculados em 249 instituições de ensino.