Cotidiano

Falta de energia provoca caos no HGR

Pacientes ficaram à espera de atendimento médico nos corredores escuros e aqueles que estavam internados saíram dos leitos para fugir do calor

O Hospital Geral de Roraima (HGR) ficou sem energia por cerca de três horas na manhã de ontem. Pacientes e familiares denunciaram que a falta de energia criou o caos naquela unidade. Enquanto alguns pacientes lotavam os corredores escuros em busca de atendimento, outros que já estavam internados saíram dos leitos para fugir do calor.
“Está tudo escuro aqui, é uma vergonha”, disse o filho de uma paciente classificada na cor “Laranja” e que já esperando há duas horas. O tempo máximo para atendimento nessa cor é de 10 minutos. “Eu estou com a minha mãe passando mal, com pedra nos dois rins e tive que levá-la para fazer exames fora. Tive que pagar porque não tem energia para fazer os exames, não tem médico e não tem atendimento”, disse a complementar que nas duas horas que ele e a mãe esperaram o atendimento a energia oscilou por várias vezes até cair e não voltar mais.
Uma senhora, que preferiu não se identificar, estava no local desde as 7h30. Ele veio do Município do Bonfim, Leste do Estado, sentindo fortes dores abdominais, a procura de atendimento. “Fui classificada como ‘Verde’, mas estou esperando desde então. É quase meio-dia e estou que não me aguento mais de dor”, relatou. Segundo ela, após a queda de energia, todos os médicos se retiraram dos consultórios e os pacientes que aguardavam foram para os corredores reclamar da demora no atendimento.
“Cheguei antes mesmo de a energia cair e ainda não fui atendida. Classificaram-me como ‘Verde’, mas nesse caos aqui eu posso morrer que ninguém dá a mínima. Tem que fazer barraco para ser atendida. Estou esperando aqui tem três horas”, frisou.
Outro problema ocasionado pela falta de energia foram às enormes filas para realização de exames de raio-x e tomografia. Conforme alguns pacientes, os serviços só voltariam a funcionar duas horas após o restabelecimento da energia.
De acordo com funcionários do HGR, em casos de interrupções no fornecimento de energia elétrica, somente os setores considerados vitais ao funcionamento do hospital, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico, Grande Trauma, Central de Material e Esterilização (CME), recebem energia dos geradores.
SESAU – A direção do Hospital Geral de Roraima (HGR), em nota, esclareceu que as causas da falta de energia elétrica registrada na manhã de ontem são desconhecidas pela unidade. Conforme frisou, a direção acionou a Eletrobrás Distribuidora Roraima para verificar o problema e aguardava retorno.
“Quanto à denúncia de demora no atendimento, a unidade esclarece que, mesmo diante da falta de energia, o Acolhimento com Classificação de Risco continua sendo feito normalmente. Segundo a direção da unidade, todos os pacientes classificados nas cores Vermelha (atendimento imediato), Laranja (em até 10 minutos) e Amarela (em até 60 minutos) são priorizadas e estão sendo atendidas dentro do prazo preconizado”, diz a nota.
A Sesau destacando que o maior volume de reclamações advém de pacientes classificados nas cores Verde e Azul, que deveriam ser atendidos inicialmente na atenção básica. “Nenhum paciente tem atendimento negado no HGR, no entanto, estes casos requerem uma espera maior, uma vez que os casos mais graves são priorizados. Lembramos que a Ouvidoria do HGR está à disposição do usuário para todos os esclarecimentos possíveis”, destacou a nota.