Durante uma abordagem a um veículo, agentes da Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF-RR) encontraram uma grande quantidade de medicamentos, entre eles alguns de uso controlado.
A fiscalização ocorreu em frente ao posto da PRF, na BR-174, por volta das 15h30 desta quarta-feira (28). Dentro do carro, foram encontradas duas caixas grandes, que segundo os policiais, sem qualquer inscrição, e duas caixas médias de um laboratório com sede no Paraná.
Ao ser questionado pelos policiais, o motorista de 53 anos, residente em Rorainópolis, informou que iria receber o frete em Boa Vista para entregar os medicamentos em uma farmácia localizada naquele município, ao sul do Estado.
Apesar do condutor do veículo ter apresentado a nota fiscal de número 000.034.547 e série 001, a PRF frisou que o transporte de medicação realizado está irregular e em desacordo com a RDC 304/2019 da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), que em que estabelece requisitos sobre as boas práticas de distribuição, armazenagem e de transporte de medicamentos.
Diante das informações obtidas, segundo a PRF, “foi constatada, a princípio, a ocorrência de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais”.
A PRF informou que as mercadorias, nota fiscal, veículo e condutor foram encaminhados à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial, para os procedimentos cabíveis.
No 5° DP, o delegado entendeu que não tinha razão para manter o motorista preso, analisou a nota fiscal e liberou os remédios.