Uma paciente de 68 anos foi diagnosticada com aneurisma cerebral e está esperando por uma cirurgia de urgência desde janeiro.
Segundo informações à Folha BV, pela sobrinha da paciente, a tia foi internada em janeiro no Hospital Geral de Roraima (HGR), mas em razão da pandemia foi transferida para o hospital particular Lotty Irís, que é conveniado com o Governo do Estado, no dia 16 de janeiro.
De acordo com a denunciante, a tia ficou aguardando no hospital Lotty Irís, onde foram feitos outros exames no qual foi descoberto dois aneurismas. Após quatorze dias, ela foi transferida de volta para o Hospital Geral de Roraima (HGR) onde aguarda pela cirurgia.
“Minha tia voltou ao HGR com esperança da cirurgia ser feita, mas até agora não tivemos nenhuma previsão de quando vai ocorrer, já foi remarcada diversas vezes, mas quando chega no dia a equipe médica diz que está faltando algum material”, relatou.
A sobrinha da paciente disse ainda que a tia está apresentando quadro depressivo devido o procedimento cirúrgico que nunca acontece de fato.
“Minha tia não come, o quadro depressivo dela está só piorando. Já entrei em contato com a direção do hospital mas ninguém me dá uma resposta”, informou a denunciante.
Outro lado- A equipe de reportagem da FolhaBV entrou em contato com a Sesau (Secretaria de Saúde) que se pronunciou por meio de nota. Confira na íntegra:
A Secretaria de Saúde informa que a paciente está internada no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, sendo assistida e inclusive acompanhada pela equipe de neurocirurgia do Hospital, realizando os exames necessários e passando pelo controle de pressão arterial, ou seja, está recebendo a atenção que o caso requer.
A Direção do HGR reforça que não está apática ao caso, mas sim tomando todas as providências necessárias para que a cirurgia ocorra de forma segura. Reforça ainda que está verificando também sobre a regulação do leito de UTI, pelo NIR (Núcleo Interno de Regulação) para a realização do procedimento o mais rápido possível e, além disso, fazendo o check-list de todos os equipamentos necessários para a cirurgia, junto a equipe de neurocirurgia.
É importante reforçar que a cirurgia de aneurisma é complexa e precisa ser realizada de forma segura e para isso é preciso garantir que todos os equipamentos clínicos estejam disponíveis, bem como os insumos e medicação, além da equipe médica, e são estas medidas que estão sendo adotadas para que o procedimento seja realizado o quanto antes.