Cotidiano

1º Caso de Febre Zika é confirmado em RR

Sintomas da doença são dores, febres e diarreia. Transmissão é causada pelo mesmo mosquito da dengue, o aedes aegypti

Na manhã desta terça-feira, 2, por volta das 10h30, durante coletiva realizada no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), foi anunciada a confirmação do primeiro caso de febre Zica em Roraima.

No entanto, de acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Paulo Linhares, não há motivo para alarme. “Queremos que as pessoas tenham os mesmos cuidados com a Zika, que tiveram com a Chikungunya”.

Originada na África, a frebre Zika entrou no Brasil na época da Copa do Mundo. O primeiro caso em Roraima é de um paciente de 22 anos, que retornava de uma viagem na Bahia. Após a apresentação dos primeiros sintomas, o homem foi atendido no Hospital Geral de Roraima (HGR), momento que um médico suspeitou da possibilidade da doença. Exames específicos de identificação foram levados para análise no Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi confirmado o resultado como positivo.

Segundo Linhares, no momento da suspeita, o Governo notificou o município. A Prefeitura então realizou um mapeamento ao redor da residência da pessoa no bairro Pricumã para identificar se houve algum caso similar nas redondezas, o que não foi confirmado.

Desde então, ações de prevenção estão sendo realizadas nos pontos mais críticos da cidade, inclusive com atuação de carros-fumacê nos municípios com um índice maior de contaminação, caso de Rorainópolis e São João da Baliza. Em Boa Vista, o atendimento com o carro fumacê será iniciado hoje, em 25 bairros da Capital.

Conforme Ana Paula Guth, gerente de Saúde, a solicitação dos carros devem ser solicitados pelo município. O estudo é de acordo com um Levantamento de Infestação. “Não dá pra jogar inseticida em um bairro que tem baixa infestação”, disse. Segundo ela, é preciso seguir este protocolo, principalmente por conta do produto utilizado ser tóxico. Atualmente, sete carros fumacê atendem todo o Estado de Roraima.

SINTOMAS

Os sintomas são olhos vermelhos sem secreção, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, febre e diarreia. A doença dura cerca de três a sete dias e até o momento nenhum caso de óbito por conta da Zica foi confirmado.

PREVENÇÃO

As ações de prevenção são as mesmas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. É recomendado que o morador não deixe água parada acumular em caixotes, garrafas e pneus, sempre que possível.

Com a chegada do período chuvoso, é importante que a população esteja mais atenta. “É importante que as pessoas cuidem bem dos seus quintais, pra que não haja proliferação desse mosquito”, disse Linhares.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, pede que a população faça a sua parte no combate ao mosquito. “O mais importante é que nós, enquanto população, também realizemos esse cuidado, tentando realmente evitar a proliferação”.

NOTIFICAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) informou que os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde em até 24 horas para realização de investigação e bloqueio vetorial.

A notificação pode ser feita por meio do telefone da Superintendência de Vigilância em Saúde, no número (95) 3623-7396. A ficha de notificação será distribuída para todas as unidades de saúde.