Mais um efeito colateral grave da covid-19 vem sendo registrado em pacientes recuperados. A surdez temporária ou zumbidos são alguns dos sintomas apresentados por muitos pacientes que tiveram a doença.
De acordo com o fonoaudiólogo, José Luiz de Carvalho, trata-se de uma reação adversa rara e que pode ser revertida se os sintomas forem identificados rapidamente.
“Existe uma incidência após a recuperação da covid, onde pacientes relatam a sensação ode ouvido tapado, as vezes de um lado pior do que outro, e também o barulho de zumbidos e apitos ou sons que se aproximam ao barulho de grilos ou de uma cachoeira. Muitas vezes esses pacientes apenas percebem esse sintoma quando estão em ambientes silenciosos” explicou.
Segundo ele, é mais comum que os sintomas desapareçam após um período, mas já foi registrado casos de surdez permanente. A conclusão foi relatada em um estudo publicado recentemente pela revista científica BMJ Case Reports, a partir de um caso observado no Reino Unido.
“Assim como a covid, outros vírus podem causar esse tipo de surdez. Geralmente, esses sintomas podem ser apresentadas com outras sequelas como dor de cabeça, enxaqueca excessiva, tontura, falta de paladar. Anteriormente, esses casos eram mais relacionados a pessoas mais velhas, mas hoje as sequelas já são comuns em pessoas de todas as idades” reforçou.
O especialista também disse não haver um tratamento específico para os sintomas. ” É preciso correlacioná-los à gravidade das manifestações da infecção, presença de comorbidades anteriores ao período de recuperação, tratamento farmacológico administrado, idade e gênero dos pacientes, entre outros” explicou.
Veja o vídeo: