Um mutirão de saúde foi realizado na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), entre os dias 26 e 30 de abril. Ao todo, foram realizados 537 atendimentos.
Foram oferecidos aos detentos, consultas clínicas e psicológicas, de assistência social e enfermagem, além de exames bucais com profissionais da área odontológica, e pesquisas bacteriológicas para detecção de infecções e diagnóstico de tuberculose pulmonar.
O trabalho foi realizado em conjunto com o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Tribunal de Justiça de Roraima, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).
A assistência teve como objetivo prevenir e orientar os reeducandos quanto aos cuidados com a saúde. Segundo a juíza titular da Vara de Execuções Penais, Joana Sarmento, o trabalho é essencial para monitorar as questões da qualidade de vida dentro das unidades prisionais. “É muito importante os atendimentos, pois desafoga a unidade quando se trata de prevenção e tratamento”, pontuou a magistrada.