Inicia nesta quarta-feira, 5, uma ação volante de vacinação contra o sarampo e a influenza (gripe) tendo as crianças como público-alvo. A medida da Prefeitura de Boa Vista terá a parceria da Organização Internacional para Migrações (OIM) e vai acontecer até o dia 17 deste mês.
Para esta ação, a prefeitura selecionou oito bairros estratégicos da capital, com um número maior de crianças nessa faixa etária. A estratégia foi pensada para alcançar as crianças que possuem nos últimos anos queda na cobertura vacinal.
“Queremos alcançar o número máximo de crianças nessa faixa, pois nos últimos anos, as coberturas vacinais do calendário básico de vacinação do primeiro ano de vida estão em queda. Temos ainda a possibilidade de um surto de sarampo na capital, pois há uma população susceptível, tanto pela baixa na cobertura vacinal como de surto da doença ativo em quatro capitais brasileiras, além da Venezuela. E a vacina é a melhor forma de proteção”, explica a diretora de vigilância epidemiológica de Boa Vista, Roberta Calandrini.
Pais e responsáveis devem levar as crianças nos dias e horários estabelecidos no cronograma abaixo, com cartão de vacina em mãos. Além dos pontos de vacinação, as unidades básicas de saúde que não atendem casos exclusivos de Covid-19 também estarão com as doses de vacina tanto do sarampo como da gripe.
Público-alvo:
Sarampo – Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias
Influenza (Gripe) – Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias