Economia

A maior queda do ano na bolsa de valores acabou de chegar

O analista financeiro Matheus Lima relembra que na maioria dos meses de maio, o mercado de bolsa de valores tem sido negativos, fazendo com que maio traga muita apreensão entre os investidores de todo o mundo

Já é sabido que a bolsa de valores se movimenta entre sobe e desce ao longo do tempo, se olhando em poucos minutos, algumas horas ou até dias e semanas, mas o que define se a economia está aquecida são as movimentações de altas que se sobressaem das movimentações de queda, e o contrário se aplica para períodos de resseção.

Logo, é possível identificar padrões de comportamento do preço dos ativos na bolsa ao longo dos anos, e são esses padrões que permitem que analistas como eu consigam “prever” os próximos acontecimentos na bolsa de valores e lucrar com isso, tanto em períodos de alta quanto em períodos de baixa (sim, é possível ganhar com a bolsa caindo).

Com o passar dos anos, esse estudo dos padrões pôde identificar algo muito interessante. A maioria dos meses de maio de todos os anos em que o mercado de bolsa de valores existe, tem sido meses negativos, fazendo com que maio traga muita apreensão entre os investidores de todo o mundo.

Foi com esse estudo em mente que criaram uma das frases mais famosas do mercado financeiro de wall street “sell in may and go away” que traduzido do inglês significa “venda em maio e vá embora” remetendo às expectativas de mais um mês de baixa na bolsa de valores no mesmo período dos anos anteriores.

Mas não é somente por isso que o mercado agora está projetando a maior queda que veremos esse ano na bolsa, algo muito importante chama a nossa atenção ao analisarmos o que ocorreu ano passado, onde, em um ano de crise motivado pela pandemia (em março) o mês de maio deu sequência a uma série de altas, tendo ele mesmo uma alta de 8,57% em 2020.

Considerando que desde então o índice Bovespa vem de uma série de altas fortes buscando a proximidade das suas máximas históricas, esse mês de maio tem todas as probabilidades estatísticas a favor de uma correção (queda) muito mais intensa do que nós vimos nos últimos anos e sendo o mês mais pesado do ano.

Existem maneiras de ganhar dinheiro com a queda das ações e de se proteger caso você tenha uma carteira de ações, procure um profissional capacitado e certificado para orientar seus próximos passos na bolsa de valores.

PERFIL – Matheus Lima é pós-graduando em Gestão Financeira pelo INSPER, analista CNPI-T, investidor na Bolsa de Valores e encarregado geral das análises gráficas e recomendações de ações da empresa Top Gain, que oferece diferentes treinamentos para quem quer aprender a investir no mercado financeiro.