A família de um idoso de 85 anos, que deu entrada por volta do meio-dia desta quarta-feira, 5, no Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima (HGR) procurou a reportagem para denunciar que o aparelho de tomografia da unidade estaria quebrado, impossibilitando que o paciente recebesse o atendimento médico adequado.
Ainda de acordo com os familiares, o idoso precisa de acompanhamento constante por conta da saúde debilitada e que a família estaria impossibilitada de acompanhá-lo dentro da unidade.
Outro caso é do agricultor Clerio Andrade Laus, 48 anos, morador do projeto de assentamento Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista. A filha dele contou que na manhã desta quarta-feira (5), ele sofreu um acidente de moto quando vinha para a Capital.
“Chegamos ao HGR para fazermos uma tomografia e fomos informados que o equipamento estaria quebrado e nos mandaram voltar para casa. Isso é um absurdo. Faz tempo que esse aparelho está quebrado e até agora nada foi feito”, questionou a filha do agricultor.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que que os exames de tomografia estão sendo realizados nas clínicas conveniadas com o SUS, mas que o paciente precisa estar com quadro de saúde estável para realizar o exame, após indicação médica.
A Sesau esclarece que o paciente está sendo assistido no Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, e que está sendo acompanhado pela equipe completa, incluindo o monitoramento por neurologista, médico cirurgião, fisioterapeuta e enfermagem.
Ressalta que na área vermelha não é permitida a presença de acompanhantes por orientação do Ministério da Saúde. E que dentro do prazo de 24 horas a família receberá o Boletim Médico.
Sobre o caso do agricultor, a Secretaria de Saúde informa que o caso citado será apurado junto a direção do Hospital Geral de Roraima Rubens Bento de Souza, mas que o exame de tomografia está sendo realizado em uma das clínicas particulares conveniadas ao SUS.
A Sesau esclarece que o tomógrafo antigo da unidade apresentou necessidade de manutenção corretiva, e o serviço já está sendo realizado. Já o tomógrafo novo teve o funcionamento comprometido devido à queda de energia ocorrida na madrugada desta segunda-feira (03). Como o equipamento está dentro do prazo de garantia, a empresa responsável já foi acionada para realizar verificação e identificar o que ocorreu.