Neste 10 e maio, quando é celebrado o Dia Nacional do Guia de Turismo, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Emerson Baú ressaltou a importância de o profissional buscar capacitações e, principalmente, se formalizar junto ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do MTur (Ministério do Turismo), para uma atuação de qualidade.
“Os guias são fundamentais para o desenvolvimento do turismo, para a promoção dos nossos destinos e principalmente para a satisfação dos nossos visitantes. Por isso, é essencial que todos estejam sempre agregando conhecimento e devidamente cadastrados no Cadastur, além de que busquem se adequar à nova realidade exigida pela pandemia, a partir da adoção do selo Turismo Responsável do MTur”, disse.
O crachá no peito, mais do que uma obrigação, é motivo de orgulho para o guia em atividade. A desenvoltura e o amor por sua terra são algumas das características inerentes de quem pratica a atividade. Quando o profissional auxilia na comunicação e transmissão de informações e conhecimentos, cria um ambiente propício de aprendizado que enriquece a experiência da visita, proporciona segurança ao turista e torna a viagem ainda mais encantadora.
A função de acompanhar, orientar e informar os turistas brasileiros e estrangeiros também reforça a cultura e os costumes do destino com a produção de alimentos e artesanato, entre outros produtos e serviços da economia do turismo. Um trabalho que estimula novas viagens e faz a roda do turismo girar.
O diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Seplan (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Bruno Muniz de Brito, destacou que uma parceria entre o Governo e Senac Roraima permitiu a oferta do curso de Guia de Turismo local, com a proposta de capacitar, qualificar e credenciar profissionais que já atuavam no mercado, mas não tinham o devido reconhecimento da profissão.
“O Detur fez o levantamento de profissionais que operavam na atividade de forma irregular e percebeu a necessidade de um curso de qualificação para o seguimento. O trabalho resultou na primeira turma ofertada pelo Senac. Essa turma já está chegando ao final do curso e na próxima quarta-feira, dia 12, justamente na semana em que celebramos o Dia Nacional do Guia de Turismo, nós faremos a entrega das carteiras de formação destes novos profissionais. Muitos deles já vão se formar com empresas constituídas”, frisou Bruno.
A entrega vai ocorrer dia 12 de maio, a partir das 10h, no Foyer do Sesc e Senac, sede administrativa no Centro de Boa Vista, onde também ocorre a exposição fotográfica #visiteRoraima, lançada no último sábado, dia 8, em homenagem ao Dia Nacional do Turismo.
#visiteRoraima
A exposição fotográfica Visite Roraima ficará disponível para o público no local até o dia 19 de maio. Depois, ela segue de forma itinerante, percorrendo alguns pontos da cidade. A mostra reúne 20 atrativos turísticos situados em diversos municípios do Estado de Roraima, desde a capital Boa Vista até comunidades indígenas. De acordo com o titular da Seplan, o intuito, além de homenagear o Dia Nacional do Turismo, é evidenciar as potencialidades do turismo roraimense.
Conforme o governador Antonio Denarium, o Governo de Roraima está sempre buscando ações que promovam e fortaleçam o turismo no Estado, principalmente agora, diante desse cenário que se desenhou com a pandemia da covid-19, refletindo em efeitos amargos para o setor.
“A proveito para destacar a linha de crédito lançada recentemente que busca promover a retomada de crescimento sustentável dos negócios voltados aos serviços turísticos. Disponibilizamos uma linha de crédito com possibilidade de empréstimos de R$ 10 mil com taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês, carência de quatro meses e prazo para pagamento de 12 a 36 meses. Esta e outras medidas temos adotado para socorrer os impactos causados aos setores do turismo roraimense”, ressaltou Denarium.
Registro no Cadastur é obrigatório
A profissão de guia de turismo foi regularizada no Brasil em 1993. Para exercê-la, é obrigatório o registro no Cadastur. O sistema busca promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do ramo. Conforme o MTur, atualmente18.563 profissionais estão oficialmente autorizados a exercerem a atividade, dentro e fora do Brasil.
Além de garantir diversas vantagens e oportunidades de negócios a empreendedores, a plataforma proporciona uma importante fonte de consulta para o turista. O registro é feito de forma totalmente online e gratuita, bastando acessar o link https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio para se cadastrar.
Selo Turismo Responsável incentiva o turismo
O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada seguimento do setor, como forma de incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos.
Cada atividade possui um protocolo sanitário específico, elaborado em parceria com empresas e instituições ligadas ao setor (trade), a partir de diretrizes internacionais. Também há um protocolo destinado exclusivamente aos turistas, com atitudes de cada um que protegem a todos.