Cotidiano

Para eliminar prejuízos, Caer quer reduzir inadimplência

Empresa tem R$ 80 milhões em débitos de clientes inadimplentes para receber; consumidores podem negociar dívidas até 19 de junho

Com início no dia 1º deste mês e término previsto para o próximo dia 19, a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) iniciou uma campanha para negociar débitos e aproximar os usuários da companhia. De acordo com o presidente da Caer, Danque Esbell, a empresa tem R$ 80 milhões em débitos de clientes inadimplentes para receber.

Presente no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Getúlio Cruz, na manhã de ontem, Danque Esbell frisou que R$ 48 milhões deste débito provêm de encargos residenciais e os outros R$ 32 milhões dos poderes públicos, indústria e comércio estaduais.

De acordo com Esbell, aqueles clientes que procurarem a Caer durante a campanha terão a oportunidade de renegociar a dívida com entradas de até 10% do total do débito e parcelamento de até 60 vezes. “Com o acordo, o cliente deve pagar, inicialmente, o valor mínimo de 10% da dívida, o que geralmente equivale R$ 30 a R$ 50, mas isso varia muito de acordo com o valor total. O resto é parcelado e será cobrado como acréscimo nas próximas contas”, explicou.

Conforme o presidente, 14% dos usuários domésticos na capital não pagam suas contas em dia. “Por isso, 15 dias antes de iniciarmos a campanha, ainda no mês de maio, foi enviado para cada cliente uma carta com o valor total de seu débito e a notificação da campanha”, ressaltou.

Outro objetivo da campanha é de revitalizar e implantar lojas de atendimento em vários bairros de Boa Vista, que hoje funcionam nos bairros Pintolândia, zona Oeste da cidade, e São Pedro, zona Leste. “O importante é que agora estamos abertos a negociar isso com os clientes inadimplentes, que devem nos procurar nas nossas lojas para que possamos negociar suas dívidas”, frisou o presidente.

A ideia é descentralizar o atendimento da Caer e promover a aproximação dos usuários. “Nosso objetivo é facilitar a vida do cliente que precisa dos serviços da Companhia e quer negociar dívidas sem precisar se deslocar até a sede da empresa no bairro São Pedro”, explicou Danque Esbell.

Após a campanha, quem não renegociar a dívida poderá ter o fornecimento de água suspenso e o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito do consumidor. “Esse é o nosso último recurso, o mais drástico. Porém, nós contamos com o bom senso e a colaboração da população para que possamos reaver esse abismo financeiro”, reforçou.

A Caer abastece atualmente 98% das casas de Boa Vista com água potável e atende a 50% do esgoto na Capital. Além disso, fornece água para todo o Estado.

Os interessados em ter as contas de água em dia devem buscar orientação pelo telefone 0800 280 9520 e comparecer até dia 19 de junho na loja de atendimento da Caer, no bairro Pintolândia, localizado na rua Waldemar Gomes, nº 1.848, para realizar os procedimentos.

DÍVIDAS – Conforme Danque, o sucesso da adesão dos devedores à campanha de parcelamento dos débitos é imprescindível para a saúde financeira da Caer, que herda, de anos anteriores, débitos de cerca de R$ 171 milhões.

Foi sinalizado que desse total, R$ 75 milhões são devidos à Eletrobras, além de outras dívidas fiscais e fornecedores de insumos, como produtos químicos. Semanas atrás, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia autorizado que a Eletrobras efetuasse o corte de energia da Caer. O presidente da empresa explicou que a dívida herdada pela atual gestão está sendo negociada, o que suspendeu o ato do TCU. (J.L)