O Ibama publicou, nesta quinta-feira (13, a autorização para que seja realizada a contratação temporária de 1.659 brigadistas para o combate a incêndios florestais.
As equipes serão alocadas de acordo com a seleção de áreas críticas feita pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e os estados declarados em situação de emergência ambiental: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
As contratações foram autorizadas pelo Ministério da Economia no dia 3 de maio, através de portaria conjunta com o Ministério do Meio Ambiente.
Conforme estabelecido, os profissionais podem ser contratados a partir deste mês com prazo de validade dos contratos de até seis meses. O próximo passo é a publicação de edital, através do qual será feita a seleção e contratação dos brigadistas, sob responsabilidade do Centro Especializado Prevfogo, que gerencia as atividades das brigadas.
Fonte: oeco.org