Cotidiano

Operadora justifica rompimentos de cabo de fibra ótica

Já virou rotina na vida do roraimense. Quase que toda semana, durante quatro e cinco horas em dois dias, há instabilidade no fornecimento de internet, afetando os serviços de telefonia móvel e internet, por conta do rompimento do cabo de fibra ótica da Oi.

O problema, na maioria das vezes, ocorre entre os estados do Amazonas e de Roraima, sendo os usuários os principais afetados pela queda do sinal. O cabo de fibra ótica da Oi que faz a transmissão dos dados se rompe, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras operadoras, também passam a apresentar problemas.

Com base em uma consulta feita em matérias publicadas na Folha, no ano passado houve 11 rompimentos do cabo de fibra ótica, e agora em 2021 já foram registrados três.


Na maioria das vezes, o problema ocorre entre os estados do Amazonas e de Roraima (Foto: Reprodução)

A reportagem da Folha entrou em contato com a Oi, questionando por que ocorre com frequência o rompimento do cabo de fibra ótica; como é a estrutura que isola esse cabeamento; esse rompimento não é consequência de sobrecarga de acessos/usuários, já que a Oi abriu concessões para empresas provedoras de internet venderem planos da Oi que também oferta o serviço, entre outras.

Em resposta à demanda, a operadora Oi enviou a seguinte nota:

A Oi informa que de janeiro a abril de 2021 a sua rede de telecomunicações em Roraima, foi vítima de 02 eventos causados por obras de terceiros e 01 caso de vandalismo, que provocaram instabilidade dos serviços de telefonia móvel e internet de alguns clientes do estado.

A empresa ressalta que nossas equipes atuam diuturnamente, garantindo a recuperação dos serviços afetados sempre no menor tempo possível, mesmo quando estes acontecem em locais remotos e de difícil acesso.

A companhia acrescenta que suas redes são construídas e mantidas de acordo com as melhores práticas e tecnologia disponíveis no mercado e que são realizadas ações preventivas para evitar os rompimentos e impactos nos serviços prestados.

A Oi ainda informa que eventos de rede causados por ações criminosas como vandalismo e furtos de cabos têm se tornado cada vez mais comuns, não somente na região Norte, como também em diversas outras áreas do país, tratando-se de um problema de segurança pública para o qual sempre a companhia permanece à disposição das autoridades locais.

Em Roraima, a empresa possui 1.975 quilômetros de cabos óticos que prestam relevantes serviços aos seus clientes dos segmentos varejo, empresarial e corporativo, e também a diversas outras operadoras que utilizam nossos cabos para prestação de seus serviços.

A Oi acrescenta que investiu cerca de R$ 43 milhões em Roraima de janeiro a dezembro de 2020, aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior, com foco na expansão da fibra ótica até a casa do cliente.

O serviço Oi Fibra, que oferece internet de alta qualidade, está disponível na cidade de Boa Vista e conta com 35 mil clientes, além de mais de 90 mil casas aptas para receber o serviço.