Moradores da Rua Pirarara no bairro Santa Tereza reclamaram do valor cobrado pela Prefeitura de Boa Vista para a retirada de galhada. Eles relataram que nesta sexta-feira (14), a equipe de limpeza fez todo trabalho no bairro, porém deixaram as galhadas no local. A Prefeitura de Boa Vista informa que o município não faz serviços de retirada de entulhos e galhadas, apenas capina e roçagem do mato na área de calçada pública, além da coleta de lixo domiciliar.
“Esse material é de responsabilidade do morador, e não deve ser descartado na frente das casas. É necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, pagar uma taxa e agendar o serviço” informou por meio de nota.
O morador também pode contratar um container de empresa particular para descartar tais materiais. Importante ressaltar que o descarte irregular de entulhos, lixo e galhadas entope bueiros e pode causar alagamentos, além de gerar uma multa ao morador. O morador pode denunciar na Central de Atendimento 156.
De acordo com o Código de Postura do Município, os entulhos e galhadas são de responsabilidade do morador e só devem ser colocados na frente das casas quando o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) já tiver sido pago. Caso o morador coloque o entulho na frente da residência muito antes da data agendada, ele será penalizado com multa que se inicia a partir de R$ 1 mil e responderá por crime ambiental.